domingo, 25 de setembro de 2011

O parto ! Meu relato ! Parte 1

Bora embarcar no meu relato de parto?

39 semanas e 6 dias. Agoniada era pouco. Estava angustiada. O tampão já estava saindo há quase uma semana, mas nada demais acontecia.
Então na sexta-feira fiz de tudo um pouco : lavei roupa, andei, fiz compras no supermercado, pendurei as roupas no varal, fiz janta e fui pra igreja. Iamos jantar na volta. Estava exausta. Ainda durante o culto eu sentia dores. Andar estava dolorido, não conseguia pisar forte. Ainda comentei com alguém que naquele dia as contrações de treinamento estavam me enlouquecendo. (Na verdade dessa vez não eram de treinamento....).
Quando cheguei em casa as dores aumentaram consideravelmente. Não consegui ir da sala pra cozinha pra esquentar a janta. Quando marido disse : "Fia, acho que devemos ir pro hospital, ainda que não seja nada, temos que ver." Eu concordei com aquilo, e me dei conta que a situação era real. Porque eu não vou ao médico sem motivo de verdade.
Fomos então e quando a enfermeira do P.S me viu, nem fez questão de ler a ficha. Fui direto pra sala ser atendida, e bebê que já se mexia muito, quando foi feito o cardiotoco então, sambava feito louco, o que me dava muito mais dores.
O cardiotoco feito, coração do baby acelerado, contrações fortes em média de 5 minutos de intervalo . O exame de toque deu a notícia que não queria ouvir : bebê continuava alto, sem encaixe e eu não tinha dilatado nem meio centímetro. A enfermeira diz que a opção era minha, internar naquela altura era cedo demais. O trabalho de parto poderia durar muitas horas ainda, talvez mais de um dia. Mas ela ia comunicar minha médica.
Até então eu perguntava ao marido o que fazer, sem saber se conseguiria voltar pra casa e aguentar, se seria melhor induzir (A ideia de induzir sempre me deu calafrios e cheirava a cilada, tipos nadar e morrer na praia), ou partir pra cesárea.
Aí entra em cena a dona doutora que prontamente atendeu o telefone escutou o relato da enfermeira e dizia coisas que eu claro não podia ouvir. Fez perguntas, a enfermeira fez algumas ligações internas e logo veio me dizer que a minha médica estava vindo, e que era pra equipe me preparar para a cirúrgia.
Confesso pra vocês que não sei o que senti. Estava tão longe, tão concentrada em mim, na dor que sentia, no bebê que dançava feito um maluquinho, no medo de tudo que estava por vir que mal processei a informação. De repente tudo o que importava era bebê bem e nos meus braços.
Pausa:
Gentes, a médica não tomou a minha frente, nem é defensora ferrenha de cesárea. Ela conhecia minhas condições clínicas. Nós já havíamos conversado sobre isso, sobre uma possível intervenção, sobre minha situação pré parto não evoluir, sobre meu desejo de parto normal, sobre meus medos e em tudo ela sempre me apoiou. Aliás, em diversas situações o apoio dela e o "calma, vai ficar tudo bem" que ela me disse na hora do meu desespero foram fundamentais.
Despausa!   
Fiquei esperando pra ir ao centro cirúrgico, já com aquela roupa lindona e com as contrações me tirando do sério de tempos em tempos. Ao meu lado, outra futura mamãe esperava seu médico, com a bolsa estourada, com contrações, mas que havia optado por cesárea e não queria nem ouvir falar do parto normal....eita vida difícil de entender!

Continua...

sábado, 24 de setembro de 2011

Definitivamente Primavera !



É Primavera

(Aline Barros)

Mil motivos, mil razões
Tenho para te amar
Tantas vezes eu tentei demonstrar
A grandeza desse amor
Que arde no meu coração
Você é tudo que um dia eu sempre quis
Hoje já é primavera
Te tenho ao meu lado
Em todos os momentos
Sigo te amando 
Sigo te querendo
Já não importa o que vão dizer
Porque te quero e sempre vou amar você
Procurei um amigo
Que pudesse então me compreender
Foi quando encontrei você
Para sempre vou agradecer a Deus
O melhor Ele me deu
Você é mais do que eu podia imaginar
Mesmo que a vida seja tão difícil
Em minha frente vou vencer o impossível
Brilha a luz do teu olhar
Que aquece o meu coração
Precisa dizer mais alguma coisa? 
Dedicado aos "homens da minha vida". Papai e filhote!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

E assim nascem as mães...

Daí que eu nunca pensei que fosse fácil. Mas achava (e acreditava) que a mãe dentro de mim nasceria com o bebê, ali no dia do parto. Então acabei aprendendo que o sentimento materno, aquele instinto de proteção e amor maior do mundo sim, nasce naquele momento. Mas a mãe, aquela que cuida, limpa, alimenta, ampara, ahhh...essa demora um pouco mais pra nascer. (ou foi assim só comigo).
Na primeira noite em que BB e eu passamos juntos ainda na maternidade devo confessar que eu chorei mais do que ele. A cada choro dele em que eu não sabia o que queria a angústia e o sentimento de culpa e incapacidade me invadia. O desespero era tamanho que até a enfermeira veio ajudar e tentar me consolar. Foi meio psicóloga naquele momento e até presente do hospital nos trouxe, meio que oferecendo um doce pra mãe criançona parar de chorar. Naquele dia, tomei banho de óculos sem perceber.
Mas ali no hospital ainda era fácil. Eu era paciente deles. A mãe do RN tal. 
Em casa foi que descobri que o caos existia e morava ali. Tive e ainda estou tendo ajuda diária da mamily e do marido. Mas eu precisava aprender na prática e não delegar obrigações que seriam minhas. 
A partir daí, descobri que eu não sabia vestir um bebê (bodies, como se põe isso no BB?), descobri que banho é um show a parte. Que eles são pequenos e choram e ficam com medo da água. Descobri que eles engasgam a toa, que demoram pra arrotar, que necessitam sentir-se acolhidos...meu Senhor, quanta coisa! E descobri que eles eventualmente trocam o dia pela noite. Isso me matou (de sono, e ainda tem matado).
Foi e tem sido um aprendizado diário. Nesses 12 dias já melhorei bastante. Não sei ainda um décimo do necessário, o choro sem tecla SAP ainda me deixa maluca, mas acho que estamos indo bem. Tem horas em que olho pra ele e as lágrimas escorrem. De amor. De felicidade. De medo. Houve momentos em que o quarto parecida praça de guerra, tamanha a bagunça. Dormi sem escovar os dentes, tive medo de tirar os óculos e não "ver" se o BB se engasgasse dormindo (louca?), aprendi a "dormir" de luz acesa, aprendi que as vezes não há nada a fazer a não ser ter paciência (Oh Senhor, me concede essa graça!), aprendi que fraldas, luvinhas e toalhinhas de boca tem pernas e andam sozinhas pelo quarto. Porque eles somem toda hora. É impressionante.
Aprendi que não sei nada. Mas que estou disposta a aprender.

P.S - O relato de parto está no forno mental dessa mãe recém parida, mas ainda não se concretizou tá?

sábado, 17 de setembro de 2011

Muito Prazer, sou Pedro Lucas



Aqui estou fazendo pose pro tio fotógrafo lá da maternidade!!! 
E usando a roupa de ursinho polar que eu ganhei da titia!!!
A mamãe manda dizer que assim que ela se descobrir como mãe e se adaptar a nova rotina (ou a falta de)  ela volta pra contar as novidades. Por enquanto tá difícil....eu tou dando um baile nela...hihihihih!!!!


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nasceu meu príncipe!!!

Amadas,
Perdoem a falta de notícias, mas tá uma loucura! (Clichê materno). Meu bebê, Pedro Lucas nasceu dia 10.09. as 01:54 da manhã. E aí já viu né? Sobra um milhão de coisas e falta tempo.
Mas estamos ótimos, ele é a coisa mais fofa desse mundo. Fisicamente ele é diferente de tudo o que imaginamos que ele seria. É muito mais que pensei. É lindo, fofo, gato, charmoso, um Lord. (assim que descarregar as minhas fotos eu publico tá?)
Sabe, eu sempre acreditei que quando nasce um bebê nasce uma mãe junto. Agora sei que é mais ou menos isso. A mãe nasce também, mas o trabalho de parto pra nascer uma mãe é muito mais difícil sob todos os aspectos. Já chorei, desesperei, ri, orei pedindo ajuda a Deus e só de escrever já choro de novo.
Mas vamos ficar bem! A benção Deus já concedeu, então eu sou capaz! E agora sou mãe né? E mães são meio mulher, meio super herói! Yes, we can!!
Então é isso. Cada lance pra mim hoje é digno de um post! Mas agora tem um serzinho ali no carrinho pedindo um cheirinho. E gente, quando ele se acalma e fica todo molinho no meu peito, eu me sinto tão poderosa e feliz!!
Assim que der eu volto tá?
bjobjo e um super obrigada pela paciência de todas! Ah, e na sexta quando eu publiquei o post anterior, gentes...eu tava entrando em trabalho de parto e nem sabia!! Rá! 
(P.S - trabalho esse que acabou em cesárea tá povo? é...meus planos não deram certo...mas quer saber? Ali foi só o começo. Nossa história começou ali e vai se escrever vida afora! Tô bem!!!)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

39 Semanas e 6 dias e...

...nada, nadica de nada! Continuo sendo só uma mulher-barriga ultra mega mal humorada que sente contrações de treinamento o dia todo. Mas ó, a piscininha do neném tá ótima, ele tá ótimo e diz que nem tá com pressa. Aliás, como todo homem né. Já viu homem ter pressa?
Então é isso...passei só pra dizer que por ora, continuamos na mesma!! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Não há muito pra dizer!

Não há muito pra dizer. 39 semanas e 2 dias. Nenhuma alteração significativa. Um alarme falso (me sinto uma idiota completa alarmando as pessoas por nada). 
Dizem que vou sentir falta e blá blá blá....whiskas sachet....ok, pode ser. Mas por ora já deu viu!!! Já tá bom, já passei pela experiência da gravidez. Pra mim já está na hora de viver a outra parte da coisa. Tudo por uma barriga menos pesada. Por mais agilidade. Por seu eu de novo! Porque eu já não tou me reconhecendo. 
Quer sentir o drama?

Ignorar a cara de pastel ! Mas até tirar fotinho já encheu o saco!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E Setembro chegou...

E setembro chegou!! O mês mais aguardado dos últimos tempos. O mês da chegada do nosso príncipe. Nosso bebê tão amado e desejado. 
Presente que mamãe ganhou no Chá de Bebê! Muito apropriado!!
Que chegará junto com a promessa de novas flores e cores que só a primavera pode trazer. Promessa de vida que recomeça, de ciclo que se inicia! 
Que assim seja! 
Que meu bebê venha colorir nossas vidas com nuances que ele só ele poderia trazer. 
A você meu pequeno ser, todo amor que houver nessa vida!!! Te esperamos com ansiedade!