domingo, 7 de março de 2010

Das fases da vida!

Arrumando a estante de livros outro dia me deparei com uma pequena brochura que não conhecia (provavelmente veio na bagagem de marido quando casamos, dobrar o número de livros que você tem em casa não é ótimo???). Parei para ler. Contava a história de uma menina que aos 12 anos se vê apaixonada por um primo de 20. Este se aproveita da inocência da pobre e a engravida. O livro datado de 1991  (cof cof..olha a naftalina...) quer na verdade esclarecer e informar a criança, de tudo o que ela viverá em breve: transformações físicas, mentais, sociais, etc. Informação é a palavra chave do livro, para se evitar o que acontece a menina: uma gravidez precoce.
Mas daí fiquei a pensar em como o jovem gosta de queimar etapas. Passamos a adolescência toda querendo ter 18 anos, achando tudo uma chatice, uma perda de tempo. Mas será que é mesmo?
Quando crescemos e os 18 anos viram apenas lembrança, cada coisa que vivemos nos é motivo de boas recordações, de lágrimas de emoção no canto dos olhos. Aqueles dias chuvosos que mamãe permitiu que você faltasse a aula, e te deixou assistir "Xuxa" na TV. Aquelas tardes intermináveis em que você e seus amigos não tinham nada pra fazer, e ficavam ali, simplesmente jogando conversa fora. No dia você achou um tédio. Hoje, talvez desse algo precioso em troca de mais um encontro daqueles. 
Sabe porque queridos? cada etapa tem seu valor e merece ser vivida. A angústia pelo primeiro beijo não deve matar a grande descoberta do "primeiro amor". Pra que a pressa? Reclamar que a mãe não lhe dá o videogame da moda e querer trabalhar depois da escola? aonde? e fazendo o que? Se temos a graça de ter uma família estável e que pode te sustentar, vá estudar, aprender, e depois trabalhar e ser alguém bem sucedido de verdade. 
Se posso deixar uma reflexão aqui, diria que devemos viver cada etapa como única em nossas vidas. 
Adolescência, faculdade (vai ser bom viu...mas cuidado pra não se perder..), namoro, noivado, primeiro emprego, segundo emprego, chefe mala, casamento, suas delícias e complicações, tanta coisa vamos viver, pra que termos pressa? 
Bom, essa é mais uma reflexão que pode parecer sem pé nem cabeça...mas quando vejo alguém pulando etapas da vida hoje, tenho vontade de chacoalhar o sujeito e dizer: ACORDA PRA VIDA MANÉ!!!
E eu, fico feliz por ter sido uma garota de boa cabeça, que brincou até quando pode, "adolesceu" no tempo certo, e amadureceu também no tempo certo (tá bom vai...tem gente que acha que eu ainda hoje sou devagar demais...fazer o que...acho que eles tem razão pra que a pressa? Rá!)!





6 comentários:

  1. Concordo Tati, apesar de ter pulado algumas etapas da minha vida rrsrs, acho que se tivesse ido mais devagar teria mais coisa pra contar.

    Mas a nossa vida é assim né, feita de escolhas, mas nem sempre é como a gente acha que vai ser, o bom mesmo é ter alguém pra dar o tal chacoalhão, o que raramente acontece.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Amei o que você disse. Infelizmente, a gente só tem essa noção quando amadurece. Talvez isso também faça parte do processo, né? E até a questão de se perder durante a faculdade. Caramba! Me fez pensar em alguém muito especial que se deixou levar por ideologias baratas de amigos na faculdade. Mas tudo tem o seu tempo. Tenho fé. Beijinhos e bom domingo na graça de Deus.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, hoje em dia vive-se com pressa e nessa pressa deixa-se passar momentos valiosos de nossas vidas. Como vc, tbm sou meio devagar rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sim amiga é verdade... Tem muita gente que não aproveita os pequenos momentos né?
    Tem uma frase que gosto muito que diz assim: "Cada botão não floresce mais que uma vez, assim cada instante da nossa vida tem o seu momento único de graça"

    E como passa rápido né?
    Eu graças a Deus tentei aproveitar o máximo de cada instante da minha vida e tentarei sempre aproveitar cada minutnho que eu viver! Porque cada minuto é um presente de Deus e temos que saber agradecer vivendo bem!
    Beijinhus!

    ResponderExcluir
  5. Eu nem gosto muito de pensar sobre as fases da minha vida, porque eu realmente acho que eu já nasci com a idade que tneho bilogicamente e envelheço uns 5 anos a cada aniversário, haha. Mas você está certa: nada como tudo ao seu tempo, sem pressa, aproveitando cada instante <3
    E feliz dia internacional da mulher, garota! hihi.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!