terça-feira, 9 de março de 2010

Vencedora do concurso "Contos de Verão" !!!

Saiu o resultado do concurso promovido pela Vanessa do "Meu mundo fantástico". Euzinha, junto com a Mandy do "Alicerçada" empatamos em primeiro lugar !!! Ganhamos um selinho lindo de presente, e o orgulho claro, da galerinha ter gostado de nossos textos.
Valeu Van, obrigada! 
Olha aí Mandy...ganhamos com histórias parecidas (trapalhadas de mulher na praia!!!!)
Segue abaixo o meu conto, quem não leu, "faizfavor", lê agora !!! 

LEMBRANÇAS DE VERÃO

Vivi e Tetê estavam sentadas em suas cadeiras de balanço, lutando contra o soninho gostoso após o almoço, tricô teimando em dar errado nas mãos.
Vivi era grande, muito maior do que Tetê. Cabelos esbranquiçados com um pouco de tinta loira que sobrara da última sessão de beleza. Tetê menorzinha, aparência mais frágil, longos cabelos presos, como ela sempre gostava de usar no calor. Velhinhas, foram amigas de uma vida. Conheciam-se desde os tempos do colegial, ou segundo grau. E depois de tudo que a vida lhes reservou, estavam ali, juntas novamente.
O sol e o calor que fazia ali, a dois passos da varanda coberta por uma sombra gostosa fez Vivi relembrar um passado distante, mas muito querido.

- Tetê, este verão quente não te faz lembrar tudo o que vivemos? Lembra como gostávamos dessa época?

- É Vivi, bons tempos aqueles não é...quantos verões nós aprontamos das nossas hein...
Envolvidas na esfera de nostalgia que à tarde de verão lhes dava, embarcaram nas lembranças.
Gostavam de acampar. A primeira vez que fizeram isso foi decidida num repente. Arrumaram barraca, mapas e mochilas e lá se foram. Quase botaram fogo no acampamento.

- Lembra Vivi, eu sentindo o cheiro de queimado, e você olhando a lâmpada grudada no colchonete verde?

- Você já contou pra sua prima que a gente queimou o colchonete dela Tetê?

- Hahaha...claro que não...acho que ela não se importa mais...hahahaha..- .Tetê tinha seus segredos!

Quando jovens, Vivi e Tetê eram moças bonitas e espertas, depois da primeira vez, muitas outras vieram, a doce sensação da barraca própria, que elas se orgulhavam de montar com habilidade. Lembraram sorrindo do truque do chinelinho rosa na porta da barraca, dos tapetinhos que elas sempre colocavam pra limpar os pés antes de entrar.

Um dia, na inocência, deram o “show da lanterna”, quando a noite, trocaram de roupa dentro da barraca com a lanterna acesa. Quem estava de fora pode ver as sombras claramente...foi o que disse um vizinho de barraca, no dia seguinte, rindo muito.

- Vivi, será que alguém ainda se interessaria pelo show da lanterna hoje?

- hahahaha....difícil hein Tetê, quantos anos já tem isso? 50?

Naqueles verões elas viveram intensamente. Comeram muito pão de forma com atum, dançaram, queimaram no sol, andaram de bicicleta, ouviram muito Legião Urbana, viram o sol nascer, levaram milhares de picadas de pernilongo, viram a barraca se encharcar de água nas chuvas de verão...mas nada tirava o prazer daquilo que elas gostavam de fazer.

- E quanta gente nós conhecemos? Lembra? – disse Vivi, claramente emocionada.

- Mulher...quanta gente não é??? Cada um mais maluco que o outro. Mas eram todos gente boa, graças a Deus. Nunca encontramos nenhum psicopata assassino...hahahaha.- Tetê sempre fora mais medrosa, Vivi fazia primeiro e pensava depois.

As pessoas que conheceram vinham de vários lugares deste Brasil, e todos iam atrás de belas paisagens, alguns mergulhos em águas claras e claro, diversão. As meninas perderam as contas de quantas partidas de dominó disputaram e perderam, porque não sabiam contar as peças do jogo.

Em suas andanças, as moças descobriram que certos lugares eram mais família, outros mais loucura. E aos poucos escolheram seu lugar ideal. Ilha Bela. A maior parte de suas aventuras viveram naquela região. Como no dia em que foram até a praia do Curral, distante 2Km de onde elas estavam. Foram a pé, de biquíni e sem um centavo para um copo de água e com os termômetros passando dos 32º fácil... Tetê até hoje não sabe onde arrumou forças pra voltar. Vivi dormiu uns 30 minutos na areia pra se recompor antes da volta.

- Você ficou vermelha demais – disse Vivi, rindo tanto que uma lagriminha escorreu de seus olhos.

- Juro Vivi, pensei que não ia agüentar voltar. Hahaha...lembrei-me do que senti como se fosse hoje – Tetê também se emocionou...porque naquele fim de ano, tudo foi demais. Ela se lembrou de como ficou zangada porque Vivi arrumou um paquera e a deixou de lado, bem na virada do ano.

- Ah, vai Tetê, eu fiquei com você o tempo todo...não lembra disso?

- Você me levou de vela isso sim...me lembro de sentar numa pedra e ver você trocando beijinhos com o fulano. Quem era mesmo?

- Ih, menina....não lembro não...tem coisas que é melhor esquecer...hahahahaha...

Então no meio das lembranças, uma voz estranha : - E então meninas? Estão se divertindo? Hora de se recolher, já chega de tricô na varanda por hoje.

Era a enfermeira, que vinha interromper as doces lembranças das velhinhas. Mas apenas interromper, porque a emoção de viver tudo aquilo, a alegria de poder lembrar e relembrar juntas, ah, isso ninguém poderia tirar delas.

7 comentários:

  1. Uh que lindu Tati!
    Voces foram ótimas! Escreveram MUito bem e acho que o empate foi merecido! hehehhehehe
    Beijos amore fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra nós Tati! :-) Mas eu ainda acho que o seu deveria ter sido primeiro lugar, é sério. Anyway, fiquei muito feliz pq dificilmente ganho prêmios!! Beijão

    ResponderExcluir
  3. Vc mereceu!!!
    Eu tinha lido no blog da Vanessa...
    Parabéns mais uma vez!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Girls...obrigada viu...com tanto incentivo, vou escrever um monte de conto e despejar na Sopa de letrinhas....e vcs vão ter que me "engolir" ... como diria Zagallo!

    Beijas no coração de todas, obrigada pelo apoio!!!

    ResponderExcluir
  5. lembranças.. é tudo o que resta.
    quase sempre.

    ResponderExcluir
  6. Ola,Tati.
    Prazer em te conhecer e ler esse lindo texto.Menina,ja pensou em escrever um livro?Voce escreve bem demais,mereceu mesmo o seu premio,parabens.
    Grande abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!