sexta-feira, 11 de junho de 2010

As Copas da minha vida


Eu gosto de Copa do Mundo. Acho a energia em torno do evento legal. A primeira Copa que me lembro de fato ter acompanhado é a de 94. Eu contava 13 anos na época. Lembro de ter assistido a final na casa de um tio, e o filho dele, meu priminho tinha nascido a poucos meses. Era um problema torcer e tomar cuidado de não acordar o bebê no quarto. Mas acho que na hora de gritar "É Tetra" ele deve ter acordado.
Já em 98 estávamos em um momento delicado. Havia perdido minha avó no fim de maio, e a final da Copa de 98 foi a primeira festinha de família que fizemos, posto que era bem no dia de aniversário de minha irmã. Havia alegria por ela, decepção pelo fiasco que foi aquela final e um certo vazio, uma falta no meio de nós e a família ainda não se sentia a vontade pra fazer festa. Mas mesmo assim levamos a diante e teve bolo, churrasco, parabéns, camisas do Brasil para torcida e tudo mais.
Em 2002 eu estava em um pique meio diferente da vida. Eu tinha vários compromissos, estudava, trabalhava, tinha amigos, viajava e pra falar a verdade, os horários dos jogos não me ajudavam. Porque eu gosto de Copa, mas gosto mais de dormir. Então não me lembro muito bem dos acontecimentos de 2002. Acho que vi Cafu levantar a taça nos programas de esporte. Ah sim, lembro de um fato único. Assisti um jogo do Brasil na cozinha do meu serviço logo de manhã. Todo mundo reunido em círculo e uma bacia de pipoca no centro. Em dado momento eu me empolguei com a jogada e "chutei" a bola imaginária que fica no meu pé. Acertei a bacia de pipoca e fiz uma verdadeira chuva de sal e pipoca na cabeça de todo mundo!
Em 2006 eu já namorava o maridex e o jogo em que o Brasil foi desclassificado assitimos na casa dele. Colocamos um colchão na sala, estava frio e ali ficamos. Assisti o primeiro tempo super torcendo mas nos 45 restantes desanimei. Virei pro lado e dormi. Quando acordei e vi que não tinha mais jeito, fiquei ultra decepcionada. Lembro de marido virando e perguntando: - Você ficou triste de verdade?
Depois me levou pra dar uma volta no shopping. (Ele sabe que isso sempre me acalma. Rá!).
No geral eu gosto de acompanhar, não tenho mais o pique de quando era adolescente mas ainda gosto. Em casa marido e eu amamos ouvir a pronúncia exdrúxula do poliglota locutor Galvão Bueno. Ele é muito engraçado e sempre se empolga com o nome dos jogadores. É metido a saber as pronúncias e sotaques do mundo inteiro. Eu "sidivirto" com isso. Ah, e tem mais, eu também adoro ficar cochilando quando o jogo está chato.
E vocês? Gostam? Acompanham? ou acham muito "maria-machinho" acompanhar jogo de futebol?

6 comentários:

  1. Eu não gosto de jogo de futebol.
    Acho chato e não concordo com a regra do impedimento. [Como se eu tivesse que concordar com alguma coisa...rs]
    Mas Copa é outra coisa! Gosto do clima! Principalmente agora com filho menino, super empolgado com o Brasil, os jogos, o álbum da Copa, etc...

    ResponderExcluir
  2. Ai Dany..eu adoraria ter um menino em época de copa!! já fico imaginando um pequenino todo uniformizado com bandeira na mão!!! deve ser o máximo ter Caio super empolgado!!! ontem vi num shopping aqui de sampa um posto de troca de figurinhas da copa. Adivinha se não tava lotado???cheio de papais, mamães e filhotes!!!

    ResponderExcluir
  3. Maria-machinho??? Kkkkk! Eu sou Flamengo, garota!!! A bem da verdade, estou tão desligada de futebol que você não faz idéia. Para ter uma noção eu nem sabia que a Copa tinha começado ontem (vergonhaaaaa). Mas sou torcedora, sim. E quero que o Brasil vença essa Copa do Mundo, a primeira do meu filhote. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Maria-Machinho que nada! Eu AMO Copa do MUndo! mas só Copa do Mundo! hehehhehe
    Marido ama futebol, eu fico só com a Copa mesmo!
    A primeira copa que lembro que acompanhei foi a de 98 - eu tinha 10 anos e fiquei decepcionada quando o Brasil perdeu pra França no último jogo! Mas enfim... FOI COMPRADO! Penso nisso até hoje! rsrrsrsr
    o Aniversário do marido é agora em junho e vou fazer uma festinha com tema da copa! acho que ele vai adorar! Vai ser surpresa sabe? Nada demais... Mas enfim, também amo assitir os jogos do Brasil na Copa. E quanto a bacia de pipoca, acho que seus colegas de trabalho devem ter ficado P. da vida hein? rsrsrrsrsrs
    E quando a Copa foi na Coréia eu acordava as 3 da madruga pra assistir os jogos! heheheh Viciada eu? Que nada!
    beijo amiga!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  5. Olha Tati, eu não sou fã de futebol não.
    Gosto das finais do Corinthias e dos jogos da copa e só.
    Uma coisa que acho engraçado é o senso de patrotismos que norteia as pessoas nesta época. A gente vê as calçadas pintadas, enfeites nas ruas...é lindo se ver!
    Já imaginou todo este patriotismo na busca por nossos direitos ? Seria ainda mais bonito!
    Espero que o Brasil chegue lá!
    Estou na torcida!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati! Que coincidência né! rsrs Mas essa época é única do ano que eu gosto de futebol. Porque o futebol representa o nosso país perante o mundo. E fico super orgulhosa porque o nosso time é o melhor e espero que continue!! Muito legal essa retrospectiva que vc fez. A Copa que mais me marcou foi a de 94, aquela final contra a Itália!! Um beijão

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!