sexta-feira, 23 de julho de 2010

Reflexões que não levam a nada...

Ontem eu assistia ao filme nacional chamado "Divã" com a sempre ótima Lília Cabral. Logo no começo ela soltou uma frase que me fez pensar. Ela dizia que era muitas. não apenas uma mulher, mas dentro dela havia outras mais.
Fiquei a pensar que eu também sou assim, e acho que todos somos. Homem ou mulher, não importa, ninguém é único. Pense comigo: Vamos adqurindo facetas ao longo da vida. No trabalho sou a profissional. Em casa sou a esposa. Mas tem dias que pulo e corro pela casa como se fosse criança. Na igreja sou o membro que participa, ajuda, colabora. Na casa da minha mãe sou a filha. Que ela cuida e ajuda como se fosse criança. Na casa da minha irmã sou a tia babona, que morre de amores pelo sobrinho. E ainda consigo ir mais além. Independente de onde esteja, sou mais de uma. Sou a mulher bem resolvida que enfrenta problemas, mas  que não se decide por um filho agora ou daqui a 5 anos. Sou a menina de 1,50 de altura que dias se acha feia e gorda, outros se sente uma diva. Quem sou? Quantas sou? Quantas posso ser ainda durante essa vida? Somente durante esse texto já me descrevi como mulher e como menina. E agora? Quem sou eu de verdade? Sou a metamorfose ambulante como diria Raul. Sou um fragmento do que fui no passado, com vestígios do que serei no futuro. Ou não. Amanhã posso me reinventar e ser outra completamente diferente. Posso assumir vários papeis, sem que um interfira no outro.
Mas existe algo nessa história que não é mutável. E a própria atriz no filme de ontem acabou por me provar isso. Nossa essência. Essa é única. Pode chamar de caráter também. Porque posso ser profissional, esposa, filha, tia, irmã, menina, mulher, mas sempre levarei comigo meus valores. Minha personalidade, minhas convicções. Se prezo pela verdade como profissional, prezarei também como filha.
E assim vou indo. Com várias dentro de mim, que acabam se resumindo a uma só.

13 comentários:

  1. Muito profundo os seus pensamentos amiga... Também me sinto assim às vezes...
    E quanto a dúvida do filhO! Eu voto por voce arrumar um agora! hehhehe

    Tenho certeza que voce vai adorar!

    ResponderExcluir
  2. nós somos múltiplas mesmos...
    tb sou assim.


    qto a calça bailarina, uso direto pra trabalhar, sou prof. de educação física, né? hahahah naõ tenho escapatória..mas gosto delas.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola,querida Tati.
    Esta ai a beleza de ser mulher.Somos muitas em uma so.Posso te garantir,pelos meus anos de experiencia,que isso nunca vai mudar.Somos mesmo,como vc disse,"essa metamorfose ambulante",rsrsr.Aprecie todas as fases que vc vivencia,e nao tenha receio de mudar de uma hora para outra.Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  4. Ola,querida Tati.
    Esta ai a beleza de ser mulher.Somos muitas em uma so.Posso te garantir,pelos meus anos de experiencia,que isso nunca vai mudar.Somos mesmo,como vc disse,"essa metamorfose ambulante",rsrsr.Aprecie todas as fases que vc vivencia,e nao tenha receio de mudar de uma hora para outra.Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  5. Minha flor...

    Onde é que eu assino?
    É vero amiga...somos meio qie camaleoas mesmo..
    Adorei o post viu?
    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  6. sim..por isto faz todo sentido o mundo dizer que para conhecer de fato alguém é preciso comer um kilo de sal com ele,quanto tempo demoramos para ingerir todo um kilo de sal?Certamente dias e talvez meses...só o Senhor nos conhece totalmente e melhor que nós mesmos.
    tAMBÉM TENHO 1,50 DE ALTURA..E VIVA OS PEQUENOS FRASCOS RSRS!!!
    BEIJO.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati! Gostei da sua reflexão sobre as muitas mulheres que você pode ser, mas mantendo a mesma personalidade. Às vezes eu penso sobre isso também e acredito que nós mulheres temos que nos desdobrar em várias para dar conta do dia-a-dia. Somos "multi task", temos múltiplas funções. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu mesma não poderia expor meus pensamentos melhor do que você o fez: concordo em gênero, número e grau com você.
    E Divã é maravilhoso, né? Martha Medeiros nos deu um presente e tanto com essa história :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ai amigas...sabe o q é triste? quando uma começa a brigar com a outra...conflito interno sabe??? uma diz que pode, a outra diz que não é hora, a outra tem medo....SOCORRO!!!! rss...
    bjos em todas!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eitá mulher que fala bunito!

    Tá boa amiga?
    Passei pra dar um olá, mas gostei demais de ler o ultimo post claro!
    Beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  11. Lindo Chará!!
    É mais ou menos assim que me defino no meu blog. Por que esta pergunta: "Quem sou eu?" é difícil prá caramba de responder e eu não sei não. Depende do dia, depende da hora, depende para quem. E eu adoro isso!
    Adorei suas Tatis como adoro também as minhas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo Tati... somos uma só essência, porém com a capacidade de nos adaptar a quantas e qualquer situação. Você definiu muito bem essa coisa de sermos uma pessoa e nos encontrarmos em cinco, seis ou mais... Deus é perfeito em suas criações...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Oi Tati!
    Com certeza terá um arma´rio ou quem sabe a cestinha que vc disse. Eu também gosto de organização e nesse caso essas opções são indispensáveis.

    Sobre seu post:
    Estou para escrever sobre isso. Engraçado.
    Li, recentemente o livro Dossiê Jung que fala sobre isso.
    Nesse caso todas essas mulheres que estão dentro de você (e de todos os serer humanos) chamam-se Personas.
    Nós temos várias personas. Uma para cada ocasião. Uma de esposa, de filha, etc.
    O problema é quando não largamos uma persona em determinados momento.
    Quando por exeplo estou cheias de problemas no trabalho. Ali minha persona é de funcionária. Então ao chegar em casa é importante eu me despir daquela persona e me transformar em outra. A de mãe para com meu filho e a de esposa para meu marido.
    Se eu não consigo me despir da outra persona, acabo levando os problemas para casa ou para nossa vida e consequentemente interfere nos relacionamentos.
    É interessante. Faz parte do estudo da psicologia.
    Esse livro me ajudou a separar algumas coisas na minha cabeça, inclusive essa.

    É isso amiga...o título do seu post está errado.
    Reflexões sempre nos levam a algum lugar. A descobrir coisas que não sabíamos a respeito de nós mesmos.

    bjks
    tchui!!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!