segunda-feira, 5 de julho de 2010

Só por hoje.

Só por hoje eu queria voltar no tempo. Sabe pra que? Pra matar a saudade que me consumiu.
Saia para o trabalho e uma garota de não mais do que 17,18 anos chamava minha vizinha da frente: - Ô vóóóóóóó!!! Exatamente como eu te chamava. Tantas e tantas vezes. Pra pedir a bola, pra avisar que eu havia chegado da escola, pra ir almoçar com você. Te chamei exatamente assim por longos e adoráveis 17 anos. E hoje, tenho a voz calada. Já não posso te chamar. Eu sei, pois aprendi com o tempo a conviver com a sua falta, a dor amenizou e é verdade que passo dias sem me lembrar de fato que você me faz falta. Mas há outros dias em que a dor da sua ausência é latente, me domina, e eu choro de saudade. Choro quietinha no chuveiro, ou choro só de coração, sem que lágrima nenhuma corra. Em dias assim, daria tudo pra voltar no tempo. Mexer no seu cabelo loiro e te chamar de Xuxa, sentir o cheiro do seu bife acebolado, varrer a sua cozinha depois do almoço, que era a tarefa que quase sempre me cabia. Tem dias que parece que você se foi ontem e que meu coração ainda sangra. Fico pensando que você se foi cedo demais. Não me viu crescer, virar mulher, não viu o neto que eu agreguei em sua família, não viu o bisneto que minha irmã acaba de te dar, enfim...tinha tanto pra ver, mas você se foi.
Nessas horas tento me consolar pensando que você fez com sucesso tudo o que lhe foi designado. Dos 5 netos, viu todos e cuidou da maioria. Sorte minha que cheguei primeiro e tive a honra de dormir nas “caminhas” que você fazia no sofá pra mim, de comer sua comida, sorte minha que fui afilhada, neta, amada e acolhida.
Você teria orgulho de nós vó, tenho certeza. Não sei apoiaria minhas escolhas, mas certamente não se oporia.
Sei que não pode me ouvir, pois já dorme. Mas me faz bem lembrar de você e sempre declarar que eu te amo ainda. E sabe, tenho esperança que nos encontraremos um dia na Glória do Senhor. Até lá, saudade de você!

13 comentários:

  1. Nossa, que lindo!

    Ainda tenho minha vozinha, mas meu segundo pai se foi ano passado de um ataque cardíaco fuminante: meu sogro. Fez 1 ano semana passada que ele se foi.Faz muita falta, viu? :(

    Aprendi que o que eu mais gostava nele poderia aplicar na minha vida e colher os bons frutos que ele colheu na dele.Não é apenas uma maneira de honrá-lo,mas tb de descobrir pq certas coisas que ele fazia na vida proporcionava tanta alegria :!)

    Bjos :)!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ki lindo e que triste! ou seria que triste e lindo?
    Sabia que nunca conhecí avós....nenhum sequer, quando minha mãe me teve, já tinha passado dos 30, e eu nunca os conhecí....Mas chamei de vó por muito anos, uma negrona...linda! que era nossa vizinha!

    beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  3. Querida Tati.
    Que saudades,minha querida amiga.
    Nao tive a sorte que voce teve,de ter avos,de curtir o carinho que os avos dao,sem compromisso,mas cumpro agora essa missao com muito carinho.Hoje sou avo,tenho tres netos amados e queridos demais(espero ter mais)e espero ser lembrada assim,como sua avo esta sendo lembrada por voce.Penso que a familia e o melhor pilar que temos,sem ela nao somos nada.Linda essa homenagem para uma pessoa que marcou de forma tao linda a sua vida.Beijo grande,para minha escritora predileta.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  4. Tati amadinha,

    É meu anjo eu sei bem o que você está sentindo...me vi ai na sua postagem, vivemos este amor de forma muito parecida.
    Então querida, só por hoje...vamos sentir tudo de novo, vou junto com vc!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. doído e lindo, por isso só hoje precisamos viver intensamente melhor q ontem.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga... estou com os olhos cheios de lágrimas....
    Também perdi a minha avó e faz pouco mais de um ano. Eu não era tão chegada a minha avó e quando ela morreu tinha quase um ano que eu não a via. Isso me machuca pois depois de tanto tempo só fui ve-la num caixão.
    As vezes esqueço que ela morreu e que apenas continua morando lá longe, mas quando lembro que ela já se foi e também meu tio que morreu logo depois acho muito estranho e sinto um vazio enorme. Mas sei que ela está na glória e que um dia nos encontraremos lá...

    ResponderExcluir
  7. Tati, minha querida amiga. Que coisa mais linda essa sua declaração de amor/lembrança prá Vó.
    Tenho certeza que ela ficou muito feliz lá no céu. Agradeceu a Deus essa Tati-neta que ela tem.
    Uma beijoca com carinho.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  8. Estou emocionada por você e por mim, pois só quem teve uma grande avó, e perdê-la sabe do que você falou.
    Lindo, lindo, lindo.
    Xeros!

    ResponderExcluir
  9. Linda! tem TAG pra vc lá no Bloguito! vai la pegar.

    bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  10. que saudades né...
    tb morro de saudades da minha vozinha, amava tomar café da tarde na casa dela...
    Ainda bem q um dia a gente se encontra né!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Que lindo, Tati. Eu entendo perfeitamente o que sente. É complicado. Não ameniza com o tempo. E um aperto no coração que ficará pra sempre.

    Beijo solidário!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gente...desculpem a demora na resposta, mas o tempo tá complicado!! Obrigada pela solidariedade de todos..quanto carinho!! saudade é uma coisa q dói, mas que significa que fomos felizes né...isso me conforta, e espero que conforte a todos que tem uma saudade latejante...
    Beijo minha gente querida!!! em todos!!!

    ResponderExcluir
  13. Mal cheguei e já saio chorando. E não é só de coração não, é de lágrimas, tantas que minha blusa está molhada... Que linda esta relação. Nem imagino como seja lidar com a saudade. Não tive avós presentes, mas vejo a relação de minha mãe com meu filho e meu sobrinho e imagino a beleza que deve ser!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!