segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pseudo Amor, esse fanfarrão !!!

Há muitos anos atrás alguém que me fazia muito mal perguntou se eu o amava. Na lata, sem pestanejar eu disse que não. E a pessoa quis saber como eu tinha tanta certeza disso.
Ora, amor não doi. Amor mesmo, não agrega sofrimento. Não tortura. E na época eu podia até não conhecer o amor de verdade, mas com certeza já sabia reconhecer o que definitivamente não era amor.
Hoje, muita água já passou debaixo da ponte, cá estou eu amando e sendo amada de verdade e tendo certeza de todas as minhas convicções de outrora. Amor realmente não machuca.
Então eu fico observando as pessoas se degladiando por um "amor". Se apegando com unhas e dentes numa relação fracassada, que tem de tudo : ciúme, vaidade, tensão, disputa, menos amor. E eu observo, meio que de lado, e sofro, porque eu sei que aquilo não vai levar a nada, não tem futuro. Sei que é desperdício de energia obrigar alguém a ficar do seu lado. Ninguém ama por obrigação. E brigas não fazem uma relação. Nem ameaças, nem mentiras.
Eu queria tanto que minha experiência bastasse pra aconselhar aqueles que estão ao meu redor. Porque o que vejo muitas vezes é sofrimento gratuíto. Mas não basta. Se tem uma coisa que eu aprendi é que EU sou fruto das minhas experiências. VOCÊ é fruto das suas. E ai, como doi em mim, dominadora possessiva, querer ajudar e não poder. As vezes eu queria poder sacudir algumas pessoas cabeçudas. Até que elas acordassem e vissem a barca furada em que entraram. Mas não...elas só vão aprender quando virem seus barquinhos fazendo água e molhando seu pés.
Você pode ouvir, até aconselhar, mas meter o bedelho, se intrometer não, além de feio e deselegante, pode fazer você pode ficar mal com a pessoa depois.
Daí você me pergunta porque estou aqui divagando feito louca sobre relacionamento alheio.
É porque eu quero saber de vocês queridos leitores : Porque numa relação de (pseudo) amor as pessoas ficam cegas? Porque fazem coisas irracionais? É tão difícil assim delimitar o espaço entre a humilhação e o amor próprio? Até onde ir por "amor"?


6 comentários:

  1. gostei muito deste post Tati,também tenho as mesmas aflições em relação as cabeçadas alheias,tanto que abri totalmente minha vida amorosa no livro para, quem sabe,inspirar mais amor próprio em outros,no entanto concordo que a maioria,a maioria mesmo das pessoas,precisam da bendita experiência pra cair na real.
    *beijo pra ti,até logo!

    ResponderExcluir
  2. Profundo amiga...
    Concordo com voce... Amor que é amor não machuca, não fere... A Biblia fala sobre o amor e sobre todas as suas características, senão tem essas caracteristicas não é amor...
    Gostaria de poder ajudar algumas pessoas também... Me machuca ver pessoas que eu amo sendo machucadas por um falso amor... Mas voce disse a verdade, cada um é fruto de sua propria experiencia...

    ResponderExcluir
  3. Tem um cd ao vivo do Legião Urbana que, ao fim de Eduardo e Mônica, o Renato Russo pergunta assim: "Quem aqui já sofreu por amor?" aí toda a galera grita, e ele responde assim: "Eu não acredito nisso, porque cheguei a conclusão de que se o amor é verdadeiro, não existe sofrimento".
    Concordo em partes, com o que ele disse, e com o seu texto. Acho sim que amor machuca, que dá pra sofrer por amor. Mas a culpa não é única e exclusivamente do amor por sí só. É impossível sentir amor apenas, ele carrega consigo outros sentimentos, bons e ruins, e eles, combinados com a intensidade do amor, levam ao sofrimento.
    Minha opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tati, eu vejo por outro lado...
    Voce ja viu uma crianca que a mae fala por diversas vezes: menino sai dai que voce vai acabar se machucando? a crianca nao ouve a mae e em tal momento ela acaba se machucando e chora, sente dor...e nao faz mais aquilo porque sentiu na pele o mal que causou a desobediencia dele...o que sobrou disso? uma licao, claro que aquilo ele nao fara de novo, porem, sempre vai estar buscando algo perigoso..crianca e assim ne? pois assim tambem e a na vida...o amor nao tem nada a ver com isso...amor e o sentimento mais puro e lindo que existe, o que atrapalha sao os outros sentimentos que o acompanham, como disse a amiga que comentou acima..concordo 100% com ela. E se nao houvesse desilusoes, transtornos amorosos, nao teriamos quem nos aconselhasse, por ja ter passado por algo dolorido. Conclusao: so vamos deixar a cegueira quando passarmos pelas desilusoes da vida...cada um a sua...
    Bjs carinhosos
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. Alê - Isso me consome tb..ei, eu te mandei um mail sobre o livro...eu quero um autografado..te mandei meu cep...

    Van - é vero...a bíblia nos diz tudo sobre Amor né...

    Anna - Obrigada pela participação viu...Olha, Renato era um poeta e tanto...as sacadas dele eram geniais...rs..e eu concordo q amor traz sim milhões de sentimentos, mas penso q eles não devem ser obrigatoriamentes nocivos sabe...

    Marcia - Seu exemplo foi perfeito. No que diz respeito a relações, acho que somos sempre crianças.

    Meninas, obrigada pelas opiniões!!!
    beijos em todas!!!

    ResponderExcluir
  6. post perfeito, super me identifiquei, pq tb reparo nessas relaçoes baseadas em ciumes, disputas, briguinhoas bobas q vão desgastando..e as pessoas achando, ou querendo se provar, q estão se amando.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!