quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Constrangimento 10 X Dignidade 0



Banco de imagens do Google
(Aviso : Post meio porcalhão. Mais frescos sensíveis nem leiam)

Então a pessoa tem que fazer exames de sangue e urina. Até ai nada de mais, pura rotina. Mas a cena acontecendo, essa não pode ser mais constrangedora.
Você entra na salinha, a enfermeira prende-lhe o garrote no braço. "Abre a mão, fecha a mão" ... ela começa a etiquetar os frasquinhos. Um, dois...epa!! "Quantos frascos" - você pensa.
Ela te espeta, enche um tubinho, dois...e vai...arrancando 5 litros do seu líquido da vida.
Termina colocando o curativo no furinho do braço e dispara : - Procure não dobrar o braço e não pegar peso nos próximos 15 minutos - (note que este tempo varia de enfermeira pra enfermeira viu? algumas dizem 5,15,20...depende sei lá, da flexibilidade do rabo da lagartixa.).
Mas ela não acaba ai. Em seguida diz : - "Agora você vai ao banheiro colher a urina. esse é o kit. Pega essas toalhinhas para limpeza do "local" (vocês me entendem, nem vou verbalizar). Higieniza. O primeiro jato de urina você despeja no vaso, colhe um pouco neste pote, transfere para este tubinho e descarta o restante no vaso. Depois é só me entregar." Repare a saga que você deve fazer lembrando-se que não deve dobrar o braço. Extremamente fácil! Fora isso, tem aquelas preocupações básicas : não sentar no vaso sanitário, colocar a sua bolsa em lugar a salvo das possíveis trapalhadas e tal. Mas você é brasileira e não desiste nunca. Vai lá faz todo o processo : Higieniza. O primeiro jato de xixi despeja na privada, vaso se equilibrando sem sentar, e meio zonza já que está em jejum há 12 horas e acabou de colher 5 litros de sangue, enche o potinho, molha a mão,  transfere para o tubinho e descarta o restante no vaso. Faz todo o processo de se recompor e resgatar a dignidade sem dobrar o braço e sai do banheiro.
Sem demonstrar nenhuma emoção como se aquilo fosse super normal, entrega o tubinho ainda morno para a enfermeira, e tenta se retirar dali o mais rápido possível.
Na saída, quando você pensa que tomou um banho de constrangimento, eis que entra uma senhorinha, olha pra recepcionista e dispara : - Moça, eu vim entregar meu exame de fezes.
                                           - Ah sim. Estão todos identificados com data?
                                           - Só o primeiro. os outros precisava também?
Dado o diálogo ouvido, você conclui que sim, há constrangimentos piores nesta vida. E procura a saída mais próxima. Com urgência.

11 comentários:

  1. Olá Blogueiro,

    Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.

    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.

    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Desculpa ri da sua desgraça amiga... mas é engraçada.... onde fica nossa dignidade nessas horas não é?
    Mas se te consola muitas e muitas outras pessoas passam por isso também... todos os dias! ^^

    ResponderExcluir
  3. hauahauhau

    Gente que engraçadoo, eu passei por esses exames pro pré-natal recentemente, é uma verdadeira acrobacia que a gente faz no banheiro pra não sentar, não soltar todo o xixi de uma vez, afinal estamos super apuradas!!!! rs

    E o xixi morno? hauahua...Nossa, que vergonhaaaaaaa

    Me lembrei de uma piada com essa da senhorinha no final, sabe essa? Oh:

    O português vai entregar seu exame de fezes e a recepcionista pergunta:

    - Escreveu o nome?

    Ele, que não havia escrito nada, pega o potinho e logo corrige o erro escrevendo:

    - Cocô.

    Rs...infame essa né amiga? haha

    Bezinhos nossos,

    Deinha e Lilo

    ResponderExcluir
  4. o má-xi-mo...amooooo,ri muito.
    *beijoss.

    ResponderExcluir
  5. Isso quando não te deixam com o braço roxo,pois as pessoas são tão delicadas. Eas manchas custam a sair.Só e constrangimento antes e depois.Continue nos divertindo com suas crônicas são adoráveis. bjs.lena

    ResponderExcluir
  6. Ola,querida Tati.
    Que delicia(oi?)de post,ri muito minha amiga.Mas espera para fazer um pre-natal,ai ai ai,dai o bicho pega para valer...Vai se preparando,vai,rsrs.Beijinho e espero que vc continue sempre a nos brindar com essas "cronicas" leves e divertidas.Carinho grande,Ze.

    ResponderExcluir
  7. hahahah ng merece!!!
    nem fala em exame de sangue: poucas enfermeiras acertam de cara na minha veia e saio de lá com vários furos...a ultima vez q precisei tomar soro, a mulher picou 10x minha mão e eu estava grogue (tinha saído de uma cirurgia), aí minha mãe chegou, falei pra ela, q foi rodar a baiana q falou para a menina chamar a enfermeira chefe, q ela não ia me furar mais não.

    nunca fiz exame de urina no local. sempre pego o vidrinho para fazer em casa e já levo no potinho, igual a velhinha..ahahaha


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  8. Van : aff...dignidade sai pela janela viu...pode rir vai...eu deixo kkkk !!!

    Déia : tô rolando de rir da sua piadinha. infame mesmo...e ó, eu tenho sangue Lusitano hein!!!

    Alê : brigada querida!!!

    Anônimo (Lena) : Já fiquei roxa sim, mas na verdade minha veia é sempre achada com facilidade...então os roxinhos são superficiais, somem rápido!! Ufaa, dessa me livrei!!! rsrs

    Zê : kkk como assim??? fico assustada...rsrs...brigada querida, pelo carinho!!! quem disse q a vida não pode ser engraçada né? tudo questão de como encarar a situação!!!

    Micha : esses estresses nunca tive!! ainda bem!! mas sei bem o que é ver alguém sofrer com veia que "some" e a enfermeira cavuca e não acha!! é triste!!
    menina, eu nunca trouxe potinho pra casa!!! kkkk

    bjobjo meninas!!!

    ResponderExcluir
  9. rsrs é constrangedor, mas engraçado vai.... Eu sei porque já tive que fazer esses exames algumas vezes. Mas tem coisa pior né... kkkk
    E olha, sobre o negócio do caixa preferencial, é verdade, por eu estar no início da gravidez e a barriga não estar grande ainda, deve ter muita gente que desconfia... já peguei muita gente "analisando" a minha barriga quando eu estava nas filas. Mas eu dava uma boa encarada e se alguem falasse alguma coisa....hummm não is prestar... rsrs Ai Tati, os hormônios da gravidez estão me deixando muito brava!! rsrs Beijão

    ResponderExcluir
  10. Ai Tati... Você é impagável! Só você mesma para tornar um momento como este num texto tão divertido! kkkk
    Olha, somados a estes, eu adiciono depilação de virilha, se for cavada então... Ui, é para sentir vergonha pela vida inteira! Ah, uma vez tive que fazer um swab (aquele exame com um mega cotonete estéril, sabe?) de garganta, e para isso eu precisava ir não apenas em jejum, mas não podia escovar os dentes. Faz ideia de como saí de casa? E para abrir o bocão para o pobre do técnico? Puro constrangimento também. Agradeci por não encontrar nenhum conhecido no caminho! rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ah Tati querida, adooooooro estes seus posts reality rsrsrs
    Beijos linda

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!