sexta-feira, 24 de junho de 2011

Papo Sério : Tipo sanguíneo na gravidez!!

Eu não gosto de falar muito de problemas concretos, porque né??? cada um já tem os seus...mas alguns pontos acho pertinente discutir, até pra ajudar quem possivelmente tenha o mesmo problema!
Eu tenho sangue O Negativo. E daí? Bom, é raro. Segundo pesquisas feitas por mim mesma no tio Google, somente 9% da população brasileira tem esse tipo sanguíneo (Eu sou espécie rara, óia que chique).
Uma lição rápida sobre isso é que posso doar pra qualquer tipo, o famoso doador universal, but...só posso receber transfusão deste mesmo tipo O Negativo. E tem a questão da gravidez. Meu sangue não pode ter contato com o sangue do bebê, caso ele tenha sangue diferente do meu.  Eu sempre soube que quando engravidasse teria que tomar uma vacina, uma anti-RH, que evitaria complicações e problemas futuros. Quer saber mais de um jeito simples? Clica Aqui . (E cuidado com o Google, ele toca o terror sem dó, saiba pesquisar).
Nunca me preocupei muito com isso. Até que chegou o tempo da imunização, e  de posse da receita fui a caça da vacina. Dona doutora disse que eu podia procurar um posto de saúde mesmo. Primeira tentativa fracassada. Não são todos os postos que dispõe da vacina, e claaaaro, e ainda colocaram 59687561 impecilhos na minha receita. Falta um milhão de dados, (desnecessários, uma vez que a indicação está em meu nome, datada, carimbada com CRM e assinada pelo médico). Enfim, foi quase como um " - Desista minha filha, aqui você não vai conseguir." .
Ok, nem me abalei muito. Pensei rápido e comecei a ligar em laboratórios atrás da vacina pra comprar. Segunda tentativa fracassada. Liguei em Centros de imunização, laboratórios e hospitais de toda São Paulo e grande ABC e a resposta foi quase a mesma :  Vacina em falta no mercado, não dispomos, não temos, e por aí vai.
Depois de muita procura, achei uma clínica do outro lado da cidade, (do outro lado mesmo...suuuper longe) que dispõe da tal vacina, por uma bagatela de 310 realidades. Ainda não consegui ir até lá, mas não parece ter muita saída, vou ter que atravessar a cidade pra tomar injeção na perna.
Por que eu tou contando isso? Pra fazer terapia de graça com vocês Pra prevenir futuras mamães e candidatas a tomar a tal vacina. Meninas, se este for o caso de vocês, não deixem para a última hora, como a tonta aqui fez. Achei que fosse algo simples e não me preocupei. Se você precisar também, o sistema público de saúde tem sim que fornecer, mas vá procurar informações antes, veja o que o posto de saúde exige, qual o endereço de onde tem a vacina (repito: Não são todos os postos) e depois peça pro seu médico prescrever uma receita que se adeque ao que o SUS exige. (Se você fizer o pré-natal pelo sistema público de saúde, acredito que será bem mais fácil conseguir).
Eu não sei como isso está acontecendo em outras cidades e estados, mas moro numa metrópole e não consigo nem comprar uma vacina, nem receber gratuitamente. Acho um descaso por parte dos laboratórios que a produzem, que deixem faltar. Mesmo que a venda não seja em larga escala, alouuuuuu, algumas pessoas precisam disso de verdade!
Que fique aqui então, um alerta e claro né....se você dispor de informações que diferem das minhas, joga ai nos comentários....divida com uma mamãe aflita e com várias leitoras amigas!!!

7 comentários:

  1. OI Tati,

    Meu esposo tb eh Onegativo ( ele se gaba...rsrs).

    Eu dooei sangue uma vez, e me falaram que eu era B negativo, fiquei preocupada que eu ia precisar dessa vacina tb... Mas 7 anos depois, engravidei e crente fui ao hospital preocupada com isso e nao eh q a medica disse que eu era B+?? Fiquei tao feliz, acho que Deus trocou meu sangue com tanta preocupacao que eu fiquei, aqui eh muito dificil conseguir assistencia medica.

    Boa dica para as meninas! Deus ajude voce a encontrar a vacina e que tudo der certo!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati! Eu tbm sou O- e meu marido O+. Tbm vou ter que tomar a vacina. Eu estou fazendo testes de sangue ao longo da gravidez pra ver se meu sangue sensibilizou, mas até agora não, graças a Deus. Segunda-feira eu tenho consulta com o médico e já vou perguntar da vacina pra ele pq quero tomar logo.
    Poxa, não sabia que aí em SP tava em falta. Que absurdo né!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati,
    Ontem li sobre isso em um livro, estou planejando engravidar no final do ano... e já estou me abastecendo de informações! É tanta coisa né menina... Já marquei consulta com minha ginecologista! Acredita que eu não me lembro qual é o meu tipo sanguíneo?!!! Um horror né, mas em breve saberei...

    Um abração e obrigada por nos manter informadas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati... super legal vc dar esse alerta para outras mamães que possam vir a precisar do mesmo serviço que vc! Eu passei por algo parecido dias desses.. meu médico pediu para tomar uma injeção de Celestone Soluspan (para ajudar no amadurecimento dos pulmões do bb)... quem disse que eu achava essa injeção nas farmácias? E quando achava a bendita, não tinha farmaceutico para aplicar... me senti descriminada e impotente! Graças a Deus eu consegui achar uma farmácia em SBC que tinha a injeção e o farmaceutico p/ aplicar! É um descaso absurdo! bjs e bom findi semana

    ResponderExcluir
  5. Oi TAti... esse anonimo aí em cima fui eu tá.... cabeção aqui esqueceu de se identificar! hahahaha

    ResponderExcluir
  6. putz..q absurdo.
    imagina qtas mães se arriscam por não poderem pagar 310 reais, q convenhamos, não é nada barato, né?
    tinha q ter em todos os postos de saúde, além de campanha pra conscientizar as mães de sangue negativo, já q mtas nem devem saber disso.

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  7. Que chato Tati! Mas vc vai conseguir!
    Bjs
    Fica as dicas para as outras mamães, informação nunca é demais!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!