quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Amamentar...o que rola aqui!!!

Amamentação nunca foi uma grande preocupação minha. Achei novamente que  assim como nasce uma mãe nasceria uma vaca leiteira nutriz eficiente! Claro que me peguei algumas vezes me observando e pensando se teria leite, visto que meu sutiã aumentou apenas um número durante a gravidez e nunca senti os seios enormes e doloridos como muitas mulheres relatam.
Aprendi o básico, como surge, a descida do leite, o que fazer, e tals, mas sem neuras.
Logo que BB veio para meus braços na maternidade eu pedi pra "dar de mamá", a enfermeira achou até engraçado minha pressa (comassim engraçado???)  mas prontamente me ajudou na tarefa e ficamos assim:  BB e mamy por mais de uma hora se curtindo.
Aprender a amamentar foi tenso, mas aprendemos eu e ele juntinhos. O leite desceu mesmo 2 dias após o nascimento e eu jorrava leite. Certo dia abri o sutiã, vacilei e quando percebi estava saindo um jatinho de leite bem no olho da criança.
Devo confessar que nem tudo foi fácil nesse caminho. Viver pingando, não havia sutiã nem camisola que ficassem secos por mais de 2 horas...madrugadas molhadas...conchas mágicas (gentes..como essas conchas ajudam!!!!) completamente cheias de leite. Eu me perguntava até quando ia ser assim, porque não tava legal. Mas tudo pelo bem estar do pimpolho, que ganhou 300 gramas nos primeiros 9 dias de vida!!!
Quando baby fez 24 dias de vida acordei estranha. Febril. As peitolas não vazaram quase nada durante a madrugada. Eu me sentia mole e cansada. Peitos enormes e duros, mas que não vazavam. Tentei ordenhar, mas não consegui usar a bombinha do mal, doia muito. Dormi quase o dia todo, mas continuei amamentando normalmente. Depois disso o leite parou de vazar. Gelei. Achei que estava secando, fui correndo consultar o doutor maior : Dr. Google. Descobri que depois de alguns dias o corpo se acostuma a demanda do bebê e produz conforme o necessário. Que no começo seu corpo fica doidão e produz pra um batalhão mesmo! Ufa! Ah bom....
Tudo ia bem até que na consulta de um mês de vida do BB a Pedi constatou que a criança estava ganhando pouco peso. PLUFT....caí das nuvens e me senti a pior mãe do mundo!! mãeporcaria, a gente se vê por aqui! 
Começamos um esquema de engorda reduzindo os intervalos entre as mamadas. Fracasso total. BB mamava como se não houvesse amanhã, depois devolvia tudo sem cerimônia! 
Continuamos acompanhando durante todo o segundo mês do BB e dona Pedi constatou que meu filhote cresce mais do que engorda. E que isso pode ser característica dele. Mas, todavia, contudo, porém, não podemos bobear com o ganho de peso nesse momento e recomendou uma dose diária de complemento. 60ml. mãeporcaria2 me senti péssima. Uma lástima. Eu já havia planejado uma amamentação exclusiva e aquilo não estava nos meus planos. Corri pra net, busquei dezenas de artigos sobre curva de crescimento, descobri que bebês que mamam exclusivamente no peito engordam menos e mais um monte de informações. No fim, optei por aceitar o complemento. Tive pesadelos com um bebê desnutrido. 
O que me deixou feliz foi que embora BB tenha aceitado o complemento sem reclamar, ele continua amando o peito. Procura com a boquinha, e uma vez que ganha o mamico da mamãe não quer largar...dorme no peito se deixar...chora pra largar. E isso me deixa um pouquinho mais feliz. Ainda me sinto uma mãeporcaria por meu leite aparentemente não estar suprindo a criança como deveria. Estou me esforçando pra continuar amamentando o máximo que puder. Fico dividida entre o que planejei e a realidade. Na verdade tive medo de bancar minhas convicções e prejudicar o BB.
E assim vamos nós. Mamico e tetê, e sempre explico pra criança a diferença deles e o que estou fazendo. Ele segue crescendo e engordando a sua maneira. Respeitando o biotipo dele. (lembrando que esta mamãe foi magricela a vida toda. E papai também só engordou no final da adolêscencia).
E assim estou eu. Carregando um bebê num braço e a culpa no outro. Porque ser mãe definitivamente é se sentir culpada em tempo integral.

7 comentários:

  1. Oi Tati!

    Que bom ter notícias!!!
    Sabe, fiquei aqui pensando numa coisa que o pediatra do Lucas sempre me disse: o leite materno é muito suficiente, mas claro que cada caso é um caso. Vc confia muito na pedi do seu bebê? Porque se ela mesma disse que cada um ganha peso de uma maneira, pq complementar? Claro que se ele realmente estiver precisando (há casos que sim né, cada caso é um caso), acho muito bom, até porque ele não largou o peito.

    E vc, querida, não se sinta de maneira alguma uma mãe porcaria. Imagina só! Olhe seu esforço dando mamadeira E o peito, explicando para ele a diferença entre os dois e acima de tudo sendo a melhor mãe que ele poderia ter!

    Não se sinta assim mesmo! Vc é ótima!!!
    Boa sorte para vcs!
    Não vejo a hora de amamentar novamente. É muito bom né?!
    Hoje completamos 36 semanas, falta pouquinho agora...

    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona! Tudo bem? Saudade de vcs. Sei que ando sumida, mas é porque minha internet anda muito ruim. Olha eu não tenho filho ainda, mas tenho certeza de que vc está fazendo o máximo que pode! Não se sinta assim não. Vc está é sendo uma super mãe. Eu estou planejando parar de tomar remédio para engravidar no meio do ano que vem, se DEus quiser. Não vejo a hora, rsrs... Beijinhos e saudade para essa coisinha rica. Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Tati... vc ainda consegue amamentar seu filhote no peito... e a Luisa que com menos de um mês não quis nem saber de mamar no peito... só perdendo peso, fraca e desnutrida... taquei mamadeira nela e hoje eu ordenho o que dá e complemento com Nan. No começo me senti a pior mãe do mundo, pois eu QUERIA que ela mamasse no peito, mas o que fazer se a própria cria não quer??? passei por cima disso e o importante pra mim era saber que ela estava bem e ganhando peso! é dureza né... bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati,

    Que saudades daqui... Vc ja esta mais conformada? NAo fique tao mal ta? pq a maioria de nos passamos por isso, bebe ideal e mamae ideal nao existem ta, somos perfeitas na maneira que podemos ser, eu sofri para amamentar tb, uma semana ela nao pegava o peito direito de jeito nenhum, e depois de mamar ainda chorava, a Pedi tb pediu pra suplementar, eu relutei, e depois nao aguentei, me senti mal, mas minha filha ficou bem, e ate hoje eh assim, ela esta com 3 meses, e ofereco o peito o dia inteiro, ate que chega uma certa hora do dia que ela quer mamadeira, tento dar sem culpa ( faz o mesmo ta?rs) e depois meu peito ja enche de novo e voltamos com as peitcholas, e assim vamos passando os dias... Logo logo tem as papinhas ne? Dai vai nos ajudar um pouco mais :)

    beijao

    ResponderExcluir
  5. Tati, você não é mãeporcaria, e mãe que se preocupa com o bem estar do bebe sempre , beijos e força amiga, você consegue....

    ResponderExcluir
  6. Lindas...obrigada pelo apoio...sabe, eu optei por aceitar o complemento pra ver o BB bem....exatamente como disse a Ich...e a Bela. Aliás Bela, o esquema proposto pela pedi é exatamente esse: introduzir o tete qdo minha produção de leite cai, lá pelo fim da tarde!!!!!!!E assim vamos nós...mãezinhas de primeira viagem desesperadas!!!!!!!!!!! bjobjo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que drama!
    NEm sei o que dizer... Mas não acho que voce seja uma mãeporcaria amiga... Acontece, não dá pra prever...

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!