sábado, 2 de março de 2013

Das escolhas acertadas que fiz na maternagem.

Das escolhas acertadas que fiz na maternagem, uma com certeza foi campeã: Acostumar o bebê a dormir no berço. (Mas, confesso: a iniciativa foi do marido, não minha)
Esse assunto sempre foi meio controverso pra mim. Eu o queria perto, mas ao mesmo tempo precisava do meu espaço. E assim a coisa foi degringolando. Ele cresceu, tornou-se um espaçoso e voluntarioso.
A hora de dormir nunca seguiu um padrão rígido aqui em casa. Nem de costumes e nem de horários. Eu administrava a hora de dormir de acordo com a soneca da tarde, ou com o horário dos adultos dormirem. E cada vez eu me enrolava mais nisso. Vida corrida, horários malucos, bebê estava indo pra cama cada dia mais tarde e demorava mais pra dormir. E o dormir consistia em sentar na minha cama, e dar colo até ele dormir em meus braços. Foi-se a fase das músicas, das orações bem baixinho no ouvido dele, do silêncio, do barulho, do claro, do escuro. Tudo fases. E logo ele enjoava delas e o dormir era mais traumático.
No final de 2012 eu estava virando um farrapo humano. Show diário na hora do sono. Gritaria, madrugadas em claro, 15 minutos de berço e horas na minha cama - de atravessado - tirando minha paz e me dando dor nas costas.
Papai e mamãe perderam a referência de casal normal que se recolhe no quarto. Caos. Stress.
Até que um dia, num desses lampejos que a gente tem, marido levantou e disse "Chega. Ele vai dormir no berço." Levou a criança pro berço, e ficou lá até ela dormir.
Neste primeiro dia, foram mais de 2 horas de choro, berros e manhas. Eu, trancada no meu quarto quase infartando e indo resgatar a cria. Mas achei que o pai também devia participar e deixei. Coração sangrando.
Nas noites que se seguiram a coisa foi melhorando aos poucos. Eu inventei o "dar a mão pra mamãe" pela grade do berço, e ele começou a dormir segurando minha mão.
O fato é que, em poucos dias ele começou dormir com mais facilidade dentro do berço. Parou de chorar. Entendeu o processo. E agora até gosta de dormir no espacinho dele. Acorda várias vezes durante a noite, pede a chupeta que ele mesmo cospe, eu dou a chupeta, ele volta a dormir. Mamar, ele mama dormindo. Rá! Piada, eu sei. É só oferecer o tetê, ele abocanha e mama sem se importar em abrir os olhos. E não, não engasga. Agora, se deixarmos ele acordar com fome, claro, bota a boca no mundo, que de bobo ele não tem nada. 
E desde o início de dezembro a coisa entrou nos eixos dessa forma. 
Papai e mamãe voltaram a ter privacidade e conforto na própria cama. E isso é um bálsamo na loucura da maternagem.
Porque uma coisa é fato: Tatiane com sono é o monstro do pântano com fome. Tatiane sem sono é só um monstro. 
E sono é importante. Tanto para o pequeno, quanto para a família.  

6 comentários:

  1. Oi Tatinha, adorei o seu relato...vou guardar os conselhos quando eu tiver um bebê...eu tb, com sono sou a louca...não consigo fazer nada sem dormir direito. E ó, adorei a iniciativa do marido...parabéns pra ele! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!!! obrigada amiga....cada vez que recebo um elogio, fico mais confiante...rs...sabe né....insegurança, teu nome é MÃE!
      Muitos beijos pra vc!!!!!

      Excluir
  2. Tati,
    Super me identifiquei!
    "Papai e mamãe voltaram a ter privacidade e conforto na própria cama. E isso é um bálsamo na loucura da maternagem."
    Pode parecer bobagem, mas muda até nosso astral em casa...né?

    Beijos to adorando suas postagens, to querendo ler o livro da sua amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deinha
      Muda, e muito, viu!!!!
      Respondi direto lá no seu blog, sobre o livro da Van.
      Bjobjo

      Excluir
  3. q ótimo q conseguiram q ele durma no berço, com certeza é fundamental.
    Minha colega de trabalho vive reclamando q acordou tal hora pq a filha foi pra cama dela, a menina já tem 7 anos e pelo q conta, acho q é mega mimada, não posso criticar pq não tenho filho e não quero "pagar a lingua", mas acho q eles batessem o pé, ela bem q dormiria a noite toda na cama...aí chega com sono, cansada, com dor nas costas...

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Micha, não foi uma tarefa fácil, mas tem sido o melhor pra gente. Sabe que tem dias que eu preferia que ele dormisse nos meus braços, mas agora ele não quer mais. é um folgadinho que gosta de espaço.rs!
      Sobre isso de pagar a língua, ah...sei bem! rsrsrs.
      bjobjo pra vc!!!!!!

      Excluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!