terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Oligoidrâmnio - você sabe o que é?

E então, depois de uma semana cheia de afazeres, onde testei os limites físicos e psicológicos de uma grávida em final de gestação, inclusive dirigindo para baixo e para cima num calor de matar, e levando a tiracolo Pedro, claro, fui fazer um ultra de rotina. 
Exame que eu nem queria fazer, cheguei a questionar com a G.O, achei preciosismo fazer outro exame desses, já havia feito em dezembro, e é sempre aquela chatice pra marcar num horário bom, espera, atraso, e tal. Bom, fui fazer a contragosto mesmo. No exame, uma luzinha vermelha se acendeu. Queda brusca na quantidade de líquido amniótico. Nome técnico da coisa: Oligoidrâmnio. Saí do exame com indicação de apresentar os resultados para minha G.O na segunda-feira. "Dá para esperar. Não é tão urgente" - disse o médico que realizou o exame.
Em casa eu fui me informar, óbvio. Descobri que muitas gestantes podem apresentar isso, que em meses de calor a incidência é maior, o que se relaciona (talvez) com a desidratação que todo mundo apresenta em dias quentes,  que geralmente no terceiro trimestre não é tão grave, fosse antes seria pior. Descanso e muita ingestão de líquido seriam ótimos nesse caso. (descanso? o que é isso???). Iniciei o "tratamento" por conta própria e esperei a consulta de encaixe na segunda. 
Dona doutora a princípio me deu bronca, era pra ter comunicado o fato na sexta mesmo, pelo celular. Perguntou sobre eventuais mudanças na rotina, como viagens, tomar muito sol, essas coisas. E me encaminhou pra refazer os exames. Solicitou um perfil biofísico fetal. Até riu quando foi me recomendar repouso e hidratação e eu disse que já sabia disso. Ela disse que sempre se esquece que eu sou bem informada. 
Segui direto para a maternidade com a solicitação dos exames. Uma tarde inteira entre cardiotocos (sim, 2), ultra e consultas. 
No fim da tarde, o diagnóstico: Tudo ok. O líquido havia voltado aos níveis normais. Placenta normal, movimentação da bebê super normal. 
Em suma, a médica que fez o ultra disse que a redução pode ter sido causada por coisas como estresse, excesso de exercícios físicos e coisas assim, já que não era o caso de perda de líquido pelas vias "normais". Disse que o líquido vai se renovando e por isso é muito importante se manter hidratada. Ainda mais nesse calor senegalês que voltou a fazer nessa terra. Repouso e água e observação atenta. Só isso. E não repouso no sentido de ficar deitada, mas no sentido de não fazer esforços desnecessários. Abaixa, levanta, carrega peso, faxina pesada, essas coisas. Que já devíamos fazer no final da gestação, mas, né? Quem pode se dar ao luxo? 
E assim vamos indo. Um pequeno susto. Já vi meus planos de parto virarem fumaça. Vi uma criança chegando antes da hora e uma mãe que não foi capaz de segurar a gestação até o fim. Foi um gosto horrível e amargo na boca. Ok,drama queen, a gente vê por aqui. Eu sei, não tem nada a ver. Mas na hora a gente pensa um monte de besteiras. 

4 comentários:

  1. Qualquer coisa diferente já dá um desespero, né, Tati?
    Mas, realmente, tá muito calor e hidratação nunca é demais. Muita água aí!
    E, nossa, vc tá linda grávida!!! Aquela sua foto no FB tá um show.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível como nossa certeza de que está tudo bem se vai no momento em que o médico faz uma cara de preocupação, por mais discreta que seja!
      Ah, amiga, obrigada! Acho que são seus olhos de quem curte gravidez! Ando me sentindo uma orca! Rs!!!

      Excluir
  2. Nossa, eu já teria surtado. hahaha
    Mas sabe que é muitas vezes os obstetras usam dessa " falta de líquido" para enfiar uma cesárea, e ta aí, o liquido nunca acaba, o corpo sempre produz, basta re rehidratar.

    Beijo
    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente surta Isabela, cada dia um pouquinho! Rs! Nesse caso eu sei que não foi, pq quem levantou a lebre foi um médico que eu nunca havia visto, que realizou o ultra! Mas sim, existem médicos que empurram essa desculpa, e a gente acaba caindo. Porque nós surtamos! Rs...ao menor indício de contratempo!
      Obrigada pela visita e comentário!!!!

      Excluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!