quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobre educação especial !!

Semana passada a Patricia do "Se for assim tá bom" divulgou aqui um selinho dedicado a semana da educação especial. Eu achei a ideia genial e me propus a divulgar também, mas como ando meio complifusa os dias passaram e não postei.
Mas como eu ainda honro meus compromissos aqui está!!!
O texto da Patricia é simples e claro: criança especial não está a procura de uma cura milagrosa, quer somente ser aceita.
Sabe aquele olhar de piedade que lançamos aos que são "diferentes"? Pois é, eles não precisam de piedade. Precisam de respeito e aceitação.
Quando eu estava no ginásio (cof cof...olha a naftalina) minha escola tinha uma sala apenas para alunos especiais. Lembro-me que eles eram tratados como se fossem diferentes, como se sobre eles existissem "aspas" do tipo: tenha cuidado!
O tempo passou e como aluna do curso de Letras (educadora que fugiu da profissão tá?) vi muito sobre inclusão. Inclusão social era um termo facilmente encontrado nas aulas. Mas ainda havia e há ainda  hoje certas dificuldades. Sabe qual era a reclamação unânime do pessoal que já dava aula? Muitas vezes o professor não sabia como lidar com a deficiência do aluno. Simplesmente porque não tinha sido preparado.  Terrível não é?
Por isso acho que o assunto deve ser debatido e cobrado do nosso governo (em todas as esferas). Nossas crianças merecem ser incluídas num contexto social normal e para isso deve-se capacitar os educadores.
Então, mesmo atrasado, segue meu apoio, "Viva a diferença! Abaixo o preconceito"

7 comentários:

  1. Sou totalmente a favor da inclusão, Tati. Mas sou a favor de uma formação docente decente! Não somos preparados para tal. Isso só faz piorar a situação das crianças...

    ResponderExcluir
  2. Viva a diferença sim, Tati!
    Penso, um dia, fazer uma especialização para cuidar dessas crianças.
    A solução delas é serem aceitas e quem aceita saber fazer.
    Bem oportuno.
    Xerossss

    ResponderExcluir
  3. já tive uma turminha especial durante 5 anos...saudade...
    sabe q as vezes sonho com eles?


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  4. Hehehe vim te visitar tbem, vc disse que nunca viu o termo Blogoseiros? Pois é eu criei...eu tbem nunca tinha ouvido/lido COMPLIFUSA...KKK

    viu com é uma troca?
    Te espero mais vezes no DE MIM PRA VC E DE VC PRA MIM.

    Bjs
    Joana Campos

    ResponderExcluir
  5. Oi amada!!!
    Passando rapido para agradecer sua visita. saiba que é sempre bem vinda!!
    Obrigada pelos votos de felicidade!

    Vou te linkar para te LER depois com calma. Prometo!!

    Ah, vc tem as imagens do quarto lilás? Se tiver teria como me enviar?


    Bjks e fica Com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola,Tati.
    Muito pertinente esse assunto.Meu irmao cacula e portador da Sindrome de Down moderada.Ele sabe ler,escrever,tem amigos(as)no Orkut e se relaciona facilmente com as pessoas.E muito educado e trabalha ajudando meu outro irmao na sua Otica.Poderia ter se desenvolvido mentalmente bem mais se na epoca em que era crianca houvessem mais escolas especializadas e menos preconceito.Mesmo assim,minha mae fez o que pode por ele,ate matriculando-o numa escola dita especial,mas ele sofria de maus tratos e nao pode continuar.Hoje ele tem 49 anos e continua com a jovialidade de um garoto de 12,mas dificilmente se adaptaria a uma disciplina escolar com essa idade.Extremamente carismatico e alegre,felizmente tem a amizade de muitas pessoas e o carinho de muitos(nao todos) os familiares.Grande beijo,querida.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  7. É Dany...os educadores são a chave desse processo né??

    Ana: Vai fundo moça!!!

    Micha: eu me apego assim tb...acho que se desse aulas pra uma turminha tão especial ficaria assim tb...imagino a choradeira pra separar...tipo prof. Helena do Carrosel sabe???q eu me faço de forte, mas sou uma molengona!!!

    Joana: é mesmo né...a gente troca conhecimentos, carinho, palavras inventadas...eu adooooro!!!

    Sane : mandei fotinhos no seu e-mail !!

    Zê : seu irmão com todos os problemas ainda é um vencedor..qtos nao tem a sorte de ter uma família estruturada né...mas é um assunto pertinente mesmo que temos que trazer a luz da discussão...não pode virar tabu...
    Beijos em todas!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!