segunda-feira, 26 de março de 2012

O (meu) desmame !

Quem me conhece ou me acompanha por aqui sabe que eu comprei com fé a ideia da amamentação. Foi punk, era uma enxurrada de emoções, dores, sono e fome. Dá-lhe refeições generosas, lanches no meio da tarde, litros de água antes, durante e depois das mamadas. Dá-lhe conchas de amamentação, lavadas e esterilizadas 300 vezes por dia. Dá-lhe sutiãs horríveis. Dá-lhe paciência de acordar nas madrugadas. Dá-lhe um monte de coisas. Dá-lhe descobrir que meu leite não tava engordando a cria como deveria. Dá-lhe sofrimento. Me senti a pior mãe do mundo. Aceitei a complementação mas não abri mão de amamentar. E bebê quem diria:  gostou da ideia de leitinho em duas fontes diferentes. E assim continuamos. Felizes. Com mamico da mamãe e tetê da mamadeira. Até agora. 
Hoje, com quase 7 meses (!!!!) ele está se desmamando. Sim, ele começou a enjoar do peito. O fato é que agora ele já toma suas papinhas salgadas, já come frutinhas e toma sucos. Tudo isso além do tetê. E o peito ficou meio desinteressante. Ele até tenta mamar, mas o mundo ao redor lhe parece muito mais legal e ele logo perde o interesse. De uns dias pra cá a cria tem rejeitado mesmo e nem quer abocanhar mais. 
E eu? 
Confesso que eu sofro um pouquinho com isso. Meu bebê, meu filhote, tão pequeno e indefeso já está dando mostras de que não é tão pequeno assim. O danadinho já está fazendo escolhas e.....EU NÃO FAÇO PARTE DELAS! 
Eu sei que deveria estar feliz. Ele está bem e saudável, mamou até os 6 meses, já está comendo, é uma nova fase. Além disso mamãe vai poder se cuidar, arrumar o cabelo (ai, como preciso dar um jeito na cabeleira), vai poder trocar os sutiãs de amamentação por outros mais assim....bonitinhos!!! Vou poder tomar aspirina pra dor de cabeça, coisa que não faço desde dezembro de 2010. (E começo a pensar que posso viver sem Aspirina).
Eu sei tudo isso. Mas no fundo, lá no fundinho eu sinto pelo meu RN que está indo embora. Meu filhote está crescendo e escapando pelos meus dedos. 
Caramba, ele não precisa mais de mim pra se alimentar. Agora qualquer um pode fazer isso. E minha cabeça dá um nó que desce pela garganta e me dá vontade de chorar. Eu acho que não tou pronta pra ver meu menininho crescer tão rápido. Ei vida....dá pra ir mais devagar? Posso amamentar meu RN mais alguns anos?

9 comentários:

  1. É amiga... eles crescem sem que a gente possa fazer alguma coisa! Mas como vc disse, vc conseguiu amamentar ele até agora e isso foi muito bom para ele. Você foi e está sendo uma ótima mãe e está sim se iniciando uma nova fase na vidinha dele. É doloroso, mas para nós (mães) só nos resta acompanhar e tentar curtir ao máximo cada progresso deles. bjo

    ResponderExcluir
  2. Tati, que bom que tá sendo natural, sem trauma.
    E verdade, eles crescem rápido. Esses dias fiquei olhando pra Caio e pensando que daqui a 9 anos, ele terá 18!!! Sou louca em ficar pensando nisso?!?
    Nós, mães, nunca estamos preparadas pra ver os filhos crescerem.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, lendo sobre sua postagem, me lembei de tudo que passei com minha filhinha, ela deixou de mamar com meses, eu chorava, e meu marido ria, ele dizia, as mulheres tiram o peito da criança e vc chora porque ela não quer, mais é tão maravilhoso.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sabe Tati vc teve sorte de conseguir amamenta-lo até hj com quase 7 meses (7 mesessssss!!!!!!!!!!!!!)...rs
    Anna tb se desinteressou pelo peito, mas (chora comigo) com 4 meses apenas. De repente ela cansou e achou o peito a coisa mais chata do mundo e parou...daí eu tive q começar a dar LA rapido, senao ela perderia peso!
    Imagina como eu fiquei? Meu bebe com 4 meses apenas não queria mais mamar em mim! Surtei na época, mas hj enxergo com outros olhos. Foi bom pra ela e pra mim....tudo acontece qdo tem q acontecer!
    Portanto não fique triste! PL te ama acima de tudo, com ou sem peito! ;)

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  5. E como crescem rápido hein?
    Mas isso é bom amiga, seu bebe não pode ser RN o resto da vida... aproveite cada fase... devagar... uma de cada vez...
    Beijinhus...

    ResponderExcluir
  6. Fique Feliz Tatinha, eu so consegui ate os 4 meses apertando muito...rsrs

    PArabens pela conquista e fica triste nao. Nossos bebes crescem rapido demais ne?

    bjks

    ResponderExcluir
  7. q bom q ele está saudável, e vc conseguiu amamentá-lo por 7 meses, isso é ótimo...de vez em qdo ele ainda vai querer mamar na mamãe, pq não tem coisa melhor na vida q colinho de mãe com leitinho...

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  8. Meninas, vcs são mto consoladoras!!! Rssss...obrigada!!!!!

    Dany: Menina, qdo PL tiver 9 anos eu acho q vou surtar tb!!! Daí pros 18 é um passo!! Rsssss.....
    Hj eu só me permito imaginar meu filho com no máximo 4 anos!!! rssss
    bjobjo em todas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tati! Obrigada pela sua visitinha lá no blog, que bom que você se divertiu com meu comentário lá na Carol! :)
    Quanto à "perda de interesse" do bebê pelo peito aos 6 meses, é assim mesmo: eles querem ver tudo e, a qualquer distração, largam o mamá. Mas isso não significa que estejam se desmamando, viu? Na verdade, o desmame é um processo gradual, que começa com a introdução de alimentos mas deve se estender até os dois anos ou mais. Claro que comendo mais ele mamará menos, mas isso não significa desmame (até porque desmame, pra mim, é quando a criança não precisa mais de mamadeira). Experimente dar o peito numa hora em que ele esteja com uma boa fome, num local tranquilo, só vocês dois, olho no olho. Aí você vê se é mesmo a hora de parar totalmente ou não. Siga seu coração, é o melhor guia!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!