sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

"O que não dizer para uma grávida" ou "Semancol é bom e todo mundo gosta"

Gravidez deveria vir acompanhada de uma surdez seletiva, porque a coisa é tensa. Ouvimos tanta groselha que a frase "melhor ouvir besteira do que ser surda" começa a fazer todo o sentido.
Eu, do alto de duas gestações já consegui eleger minhas piores melhores pérolas.Vem comigo:

- Nossa, que barrigão! Acho que são gêmeos. (Resposta mental: Sim, e o excedente você vai criar.)

- Afff...que  barrigão. Dá aflição só de olhar! (RM: Então feche os olhos. E a boca, e preferência.)

- Eita, que barrigão. Acho que você errou nas contas. Não vai até fevereiro não. (RM: Sim, você estava entre marido e eu quando engravidei, né?)

- E o fulaninho, está com ciúme? (RM: Ah, sim. Um bebê de 2 anos tem total compreensão de que a barriga da mãe cresceu porque está abrigando outra criança. Ele entende tudo.)

- Que pé inchado! (RM: Cê jura? Nem tinha reparado.)

- Quando esse bebê nascer, o fulaninho vai te dar tanto trabalho! Você vai ver! (RM: Obrigada pelo apoio! você é super legal!)

- Olha hein, quando o bebê nascer você não pode dar atenção pra ele (!?), tem que focar no fulaninho, porque ele vai ter muito ciúme. (RM: Sim, claro. Vou largar um bebê sozinho e contratar uma ama de leite. Tá certinho sua divisão de tempo.)

- E esse bebê, é pra quando? (RM: É mesmo necessário me perguntar isso TODA semana?)

- Vai fazer cesárea pra aproveitar e "fechar a fábrica"? (RM: Oi?????)

- Pronto, agora tem um casal, já tá bom né? (RM: Não sei, gostei tanto de engravidar que acho que vou ter uns 10.)

- Como assim vai esperar até o bebê querer nascer? Não vai agendar? Mas o fulaninho não foi cesárea? Parto normal agora vai ser difícil. (RM: Ahã, Dra. Cláudia! Senta lá!)

- Eu preciso te contar como fui mal tratada no hospital quando o fulaninho nasceu de PN. (RM: Dispenso tragédia. Obrigada, de nada.)

- Ah, a recuperação da cesárea é horrível. Não desejo pra ninguém. (RM: Faz algum sentido te dizer que isso varia de pessoa para pessoa?)

- Menina? Nossa, você vai ver que diferente! É outra coisa! (RM: Como assim outra coisa? Seria um bebê de ET, então?)

E a pérola, a cereja do bolo:

- Isso, Fulaninho! Aproveita o colo porque logo logo você vai perder a mamãe! 

Essa (e outras variantes que foram dirigidas ao meu filho) foi a única que me magoou de verdade. As outras eu acho engraçado e relevo. Porque as pessoas não falam por mal, elas querem mesmo se meter colaborar com alguma informação, te preparar de alguma forma. Mas acho que até boa intenção tem limite. Dizer a uma criança de dois anos que ela vai perder a mãe? Poxa, é crueldade. Não sabemos o entendimento que um bebê tem das coisas que ouve. E não faz parte dos meus planos abandonar o primogênito de forma nenhuma. Amor se multiplica. Tempo se administra. Vai ser a mesma coisa pra ele? Não. Eu sei disso. Mas em nenhum momento a criança vai perder a mãe. Hoje somos uma família de três. Em breve seremos quatro. Tantas outras famílias já sobreviveram a isso. Acho que podemos conseguir também! 
E por favor, não queira preparar meu filho! Eu mesmo faço isso! 

2 comentários:

  1. É brabo mesmo! Todo mundo quer dar pitaco. Eu fico pra morrer, vc me conhece... Mas essa de ficarem dizendo pra PL que ele vai perder o colo, Tati, é demais! Tentaram fazer isso com Caio, mas eu dava logo um passa fora. Dizia: Não, ele nunca vai perder meu colo. Mesmo qd ele tiver 50 anos. A pessoa logo ficava sem graça pq via que eu não dava trela pra essa brincadeira.

    Mudando de assunto adorei Para Pedro e Helena! Ficou fofo com esses dois nomes lindos!

    Querida, vai dar tudo certo! Que Helena venha com saúde e que PL seja um ótimo irmão e curta muito um bebezinho em casa.

    ResponderExcluir
  2. Se encheção de saco fosse esporte já tinha ido parar nas olimpíadas com recordes de encheção de saco a distância, revesamento de encheção de saco, encheção de saco rítmico...enfim, vou te contar...avisa pro povo que a fatura do Visa já chegou, já que cuidam tanto da vida da gente, bora pagar umas contas né? Rs....
    Beijos queri ♥ pra vc, pra princesinha e pro principe!!!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!