terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Programas infantis na TV

Eu sou da geração anos 80. Cresci vendo Xuxa dando "xou", Angélica indo de táxi, vovó Mafalda, Fofão (!), e toda uma sorte de programas infantis que muita gente achava tosco. Depois que cresci me afastei deste universo de TV e me desatualizei principalmente da programação infantil. 
Agora com um baby em casa resolvi ver o que pegava. Então comecei a sapear os canais e me deu vontade de sentar e chorar. Tem um casal adolescente apresentando um programa infantil de forma sofrível, com um texto forçado e mal interpretado. Tem os canais da TV paga com uma cultura americanizada dura de engolir. Na boa? Decidi que meu filho não vai ver TV pra aprender a fazer brinquedo com comida. Que cultura é essa que ensina a desperdiçar alimento? E o que é aquela menina magrela com uma peruca rosa? E o parceiro dela, todo de azul? Que é aquilo minha gente? 
Tentei dar uma chance para os desenhos animados. Daí de cara encontrei "Caverna do Dragão". Rolou uma identificação na hora, uma lembrança nostálgica da infância. Pô, eu era fã desse desenho. Mas aí, assisiti 5 minutos e resolvi tirar. Como eu nunca percebi o quanto esse desenho tem coisas demoníacas? São formas, figuras, coisas feias de assistir. Tá certo que as maldades são bem fraquinhas mas as imagens são feias demais. Também descartei. 
E nessa busca por algo legal que vai entreter meu filhote em breve a coisa tá feia. Ou a atração é feia e violenta demais, ou é boba demais querendo pagar de educativa. 
Foi aí que eu tive uma ideia genial. CULTURA. Velha e boa TV Cultura. Com seu Cocoricó, Palavra Cantada, e demais atrações. Simples, barata e eficiente. Porque a minha geração viu a Xuxa, mas com certeza viu também o Bambalalão, o Castelo Rá Tim Bum, e o Lucas Silva e Silva, "diretamente do mundo da lua...." 
E vocês? Como pensam ou fazem a respeito da TV em suas casas? Conta aí....

8 comentários:

  1. Companheira meu bichinhos só assistiam a CULTURA e eu curtia junto....adoravaaaa e até hoje qd tenho a sorte de colocar na CULTURA e estar passando um desses programas antigos...haaaaaa eu assisto tudinho...rsrsrsrs.
    Hj quem nos vigia em casa são eles....rsrsrsrs, " pai, mãe...nada de BBB ", programa inútil, não acrescenta nada....rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Tati, vc disse tudo aqui... o que são oferecidos hoje como atração aos nossos pequeninos não passa de lixo inútil! Eu confesso que sou fã de desenho animado e ainda assisto muito, mas nada que se compare aos tempos da inocência...
    Deves conhecer, mas talvez não lembrastes: Smilinguidos... O pequeno pode gostar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati.. tá difícil mesmo de achar algo legal para os nossos pequenos assistir. Com certeza, não há programa infantil como antigamente. Eu desisti de achar algo na tv para a Luisa assistir e por isso eu vou colocando dvds infantis para ela, como da galinha pintadinha. bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoro a Cultura!
    Por aqui temos todos os canais a cabo de desenhos, mas NADA bate a Cultura!
    Ja assistiu Quintal da Cultura???? É MARAVILHOSO Tati!
    Coisa simples, com linguagem pra criança mesmo, sem delongas, sem frescuras....

    É ótimo!

    Beijos em vcs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati,
    Voltei com o blog porque agora já posso comentar nos blogs de voces... O baby está lindo e quanto aos desenhos...sim hoje em dia nao dá pra comparar com os de antigamente... mas ainda há coisas boas que só precisamos procurar com calma e paciencia...
    Bjs carinhosos
    marcia
    Ps: meu netinho Liam esta quase chegando....

    ResponderExcluir
  6. Noooossa! O Lucas Silva e Silva... nostaugico cara!
    Ele ainda está no ar? rsrrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Ai meninas, Cultura pra mim bate um bolão!

    Ana, onde passa o desenho do Smilinguido? Eu nunca vi...!!!

    Gente, eu preciso comprar uns DVDs bacanas...nem galinha pintadinha eu tenho ainda....

    Eu não sei ainda passa Mundo da Lua, mas bem que poderia...rs...

    bjobjo em todas!

    ResponderExcluir
  8. Tati, Caio via muito filme: Nemo, Rei Leão, Toy Story, Carros. Lembro que ele gostava muito de Backyardigans tb. Não sei como andam os canais agora... Ele via mt Palavra Cantada também. Hoje, ele praticamente não vê TV, o que eu acho ótimo, e acaba não tendo contato nenhum com propaganda. Ele é sempre o último da escola a saber do "último" lançamento do boneco tal! E quer saber? Ele não sofre por isso. Agora ele quer ver tudo sobre a II Guerra Mundial: filme, programa no History Channel, documentário... Tá fissurado nisso. rs

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!