quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vai uma sacolinha plástica aí?

Então que aqui em São Paulo desde o dia 25 de Janeiro os supermercados pararam de fornecer as famosas sacolinhas plásticas. A proibição, que não tem força de lei, foi abraçada pelos empresários com a desculpa de "ajudar" o planeta.
De início eu comemorei a iniciativa. Mas depois parei pra pensar e vi que a coisa é mais complexa do que parece. Mais uma vez a quem vai pagar a conta é o consumidor. Cada bolso vai ser assaltado diariamente com a desculpa de ajudar o meio ambiente. E a economia que os empresários farão com o não fornecimento das sacolas vai ficar pra eles. Ou alguém ouviu falar em redução de custo das mercadorias? Absurdo e  vergonha, a gente se vê por aqui!
Quem me conhece sabe que já há bastante tempo eu diminuí muito o uso destas sacolas aqui em casa. E o fiz por conta própria, por ter consciência que elas são prejudiciais ao planeta. Não precisei de  jogo sujo mascarado de boa ação pra decidir fazer a minha parte. Temos nossas sacolas retornáveis e usamos sempre. E meu filhote vai crescer nesse ritmo de consciência ecológica, pode ter certeza.
Parando pra pensar, eu acho que nós, a sociedade consumidora tem tanta culpa quanto os empresários nesse gasto absurdo de sacolas plásticas no país. Mais uma vez, somos culpados e isso se deve  é a ignorância e passividade do povo. Explico : No passado usávamos sacos de papel de segunda qualidade pra transportar mercadorias e todo mundo vivia bem. Daí vieram as sacolinhas. Ótimo, deu-se comodidade. E nós claro, gostamos. E criativos como somos, vimos que as sacolinhas podiam ter outras tantas utilidades, como substituir o saco de lixo. (mal e porcamente, diga-se de passagem)
A partir daí a coisa virou uma espiral louca. Senhorinhas no mercado embalando um Miojo com 3 sacolas, todo tipo de estabelecimento aderindo às sacolinhas sem a menor necessidade. Ou alguém vai me dizer que a sacolinha dada na farmácia quando compramos uma caixa de comprimidos serve pra algo além de ir pro lixo? É pequena, frágil, sem utilidade, mas nós nos acostumamos a pegar e levar pra casa, pra depois por no lixo. Daí que eu afirmo, a ignorância sobre para onde vai o lixo depois que o caminhão leva, e os impactos que isso causa no meio ambiente, aliada a nossa passividade diante dos fatos, naquele : "Se tá comodo pra mim deixa assim" viraram essa inundação de plástico desnecessário em nossas vidas. E agora a corda arrebenta do lado mais fraco e nós temos que pagar a conta. É justo? Mesmo com nossa parcela de culpa, eu acho que não. Caberia aqui muitas discussões sobre soluções alternativas em substituição ao plástico sem que o consumidor fosse novamente prejudicado. 

(P.S - O texto é um pequeno eco do grito de BASTA que eu ando na garganta com tantas barbáries que estão acontecendo na administração do Estado e cidade de São Paulo. A administração tá um lixo. Pena que não dá pra embrulhar numa sacolinha e jogar fora. Porque né, as sacolinhas foram proibidas!)

3 comentários:

  1. É Tati... como sempre a conta sobre pra gente. E outro dia eu estava no supermercado e sabe o que eu vi? Já que não estão dando mais as sacolinhas plásticas, tinha gente embrulhando as compras naquelas sacolas transparentes que usamos para embalar frutas e verduras.. vc acredita nisso? É pra acabar né... como vc disse, esse assunto dá muito pano pra manga e só de pensar eu já fico revoltada como vc. bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tatinha, essa é uma discussão polêmica...mas o problema é que sempre sobre pra o consumidor...
    ó..tem selinho pra vc lá no blog, viu???

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi amada, tudo bem? Quanto tempo né?! rsrs... Ai sabe eu tbm estou incomodada com isso, até pq vamos continuar usando saquinhos de lixo, que dá no mesmo então vai continuar afetando o planeta ;(.
    bjs.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!