domingo, 25 de setembro de 2011

O parto ! Meu relato ! Parte 1

Bora embarcar no meu relato de parto?

39 semanas e 6 dias. Agoniada era pouco. Estava angustiada. O tampão já estava saindo há quase uma semana, mas nada demais acontecia.
Então na sexta-feira fiz de tudo um pouco : lavei roupa, andei, fiz compras no supermercado, pendurei as roupas no varal, fiz janta e fui pra igreja. Iamos jantar na volta. Estava exausta. Ainda durante o culto eu sentia dores. Andar estava dolorido, não conseguia pisar forte. Ainda comentei com alguém que naquele dia as contrações de treinamento estavam me enlouquecendo. (Na verdade dessa vez não eram de treinamento....).
Quando cheguei em casa as dores aumentaram consideravelmente. Não consegui ir da sala pra cozinha pra esquentar a janta. Quando marido disse : "Fia, acho que devemos ir pro hospital, ainda que não seja nada, temos que ver." Eu concordei com aquilo, e me dei conta que a situação era real. Porque eu não vou ao médico sem motivo de verdade.
Fomos então e quando a enfermeira do P.S me viu, nem fez questão de ler a ficha. Fui direto pra sala ser atendida, e bebê que já se mexia muito, quando foi feito o cardiotoco então, sambava feito louco, o que me dava muito mais dores.
O cardiotoco feito, coração do baby acelerado, contrações fortes em média de 5 minutos de intervalo . O exame de toque deu a notícia que não queria ouvir : bebê continuava alto, sem encaixe e eu não tinha dilatado nem meio centímetro. A enfermeira diz que a opção era minha, internar naquela altura era cedo demais. O trabalho de parto poderia durar muitas horas ainda, talvez mais de um dia. Mas ela ia comunicar minha médica.
Até então eu perguntava ao marido o que fazer, sem saber se conseguiria voltar pra casa e aguentar, se seria melhor induzir (A ideia de induzir sempre me deu calafrios e cheirava a cilada, tipos nadar e morrer na praia), ou partir pra cesárea.
Aí entra em cena a dona doutora que prontamente atendeu o telefone escutou o relato da enfermeira e dizia coisas que eu claro não podia ouvir. Fez perguntas, a enfermeira fez algumas ligações internas e logo veio me dizer que a minha médica estava vindo, e que era pra equipe me preparar para a cirúrgia.
Confesso pra vocês que não sei o que senti. Estava tão longe, tão concentrada em mim, na dor que sentia, no bebê que dançava feito um maluquinho, no medo de tudo que estava por vir que mal processei a informação. De repente tudo o que importava era bebê bem e nos meus braços.
Pausa:
Gentes, a médica não tomou a minha frente, nem é defensora ferrenha de cesárea. Ela conhecia minhas condições clínicas. Nós já havíamos conversado sobre isso, sobre uma possível intervenção, sobre minha situação pré parto não evoluir, sobre meu desejo de parto normal, sobre meus medos e em tudo ela sempre me apoiou. Aliás, em diversas situações o apoio dela e o "calma, vai ficar tudo bem" que ela me disse na hora do meu desespero foram fundamentais.
Despausa!   
Fiquei esperando pra ir ao centro cirúrgico, já com aquela roupa lindona e com as contrações me tirando do sério de tempos em tempos. Ao meu lado, outra futura mamãe esperava seu médico, com a bolsa estourada, com contrações, mas que havia optado por cesárea e não queria nem ouvir falar do parto normal....eita vida difícil de entender!

Continua...

5 comentários:

  1. Que experiência heim, aguardando a continuação =]
    Fique com Deus, beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. A vida é cheia de surpresas mesmo né.. vc louca para ter um parto normal e não conseguiu e a outra prontinha pra parir via PN e querendo cesarea.. o importante é que deu tudo certo... aguardo continuação! bjo

    ResponderExcluir
  3. Tati,querida.
    Parece um revival do que aconteceu comogo.Estava tudo certo,combinado com o medico,com o hospital,mas so faltou combinar com o baby,rrrs.De repente aconteceu e foi cesaria tbem,nada de mais amiga.O que importa e que o nenem venha bem e que mamae e bebe fiquem bem,ne?
    O Pedro e lindissimo,a mamae Tati esta bem e agora e tocar a vida para frente,o resto e balela.Grande beijo,fiquem com Deus e aproveitem mmmuuiitoo esses contatos iniciais entre mae e filho.Ah,e sejam mmuuiittoo felizes,querida do meu coracao.Com carinho grande e amor da sua amiga.zenaide storino.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!