quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pré-conceito é falta de conhecimento....

O preconceito nasce da ignorância. Da pura falta de conhecimento vem o famoso pré-conceito.
O ser humano tem o hábito desagradável de julgar o que não conhece, discutir sem conhecimento de causa, e o resultado acaba sendo desastroso.
Há alguns meses entrava no ar uma novela com um núcleo evangélico. Música tema, cenário particular de igreja de bairro, parecia uma idéia inteligente, retratar uma realidade que não se pode disfarçar, a do crescimento da população protestante no Brasil.
Mas aos poucos a idéia foi se tornando tosca e estereotipada. Personagens pudicos e moralistas, com falas e trejeitos que não condizem com a realidade das igrejas, uma enxurrada de aleluias no meio das conversa, pastor desejando boa noite ao final do “culto”, coisas absurdas que não vemos dentro de nossas igrejas.
O que poderia ser útil para desmistificar nossa religião, ainda tão combatida, acabou se tornando mais uma gozação, uma brincadeira de mau gosto com a fé alheia. No meio de tudo isso pudemos observar um templo de candomblé ou algo do gênero fazendo frente ao núcleo evangélico sempre como calmo, sereno, e sério, enquanto que os protestantes andavam feios, tristes, com roupas escuras, fora de moda, abatidos.
Gente, não somos assim. Usamos roupas coloridas, sorrimos, cantamos, passeamos e nos divertimos. Somos iguais a todos. Um pastor muito sábio e conhecedor da Palavra, chamado Sérgio Lopes, diz em uma de suas composições: “O que eu quero é também o que você quer, amor e um bom emprego....fazer um churrasco pra juntar, minha galera”.
Não podemos ser vítimas de preconceito religioso em meados do ano de 2008, num país livre como o nosso.
Como num repente os dois núcleos foram banidos da novela, mas alguns personagens foram mantidos, ainda estereotipados. E nos últimos dias surge a nova polêmica, a personagem “evangélica”, é solteirona, arrogante, preconceituosa, triste, e resolve incitar um linchamento de pessoas que tem uma vida particular promíscua.
A questão é que o meu Deus, o Deus dos crentes, (pode dizer sem medo de ser preconceituoso, crente é todo aquele que crê, e até o diabo é crente, pois acredita piamente no Senhor que ele desafiou lá no início da criação), enviou seu filho ao mundo justamente para ensinar a amar, para nos fazer melhor, para nos redimir de nossos pecados. O próprio Jesus quando teve oportunidade de julgar a prostituta disse “Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra”. (Evangelho de João cap. 08 vers. 07).
Então, vamos deixar de lado a hipocrisia, a agressão gratuita que sofremos, a guerra pela audiência das TVs, e tudo o mais que não nos é importante e vamos nos concentrar naquilo que devemos. Nosso ministério, a obra que Deus confiou em nossas mãos, vamos desligar a TV e se ligar no Céu, para que ele se abra e derrame benção e unção.
De resto, deixemos que falem, que brinquem, que zombem. O Senhor também adverte sobre mexer com os seus na sua palavra: “Não toqueis os meus ungidos e aos profetas não façais mal”.(I Crônicas cap. 16 vers. 22) O trabalhar é Dele, e, no tempo certo Ele cobrará.

(Este texto é uma reedição do meu blog anterior, que publiquei novamente, pois ontem visitava um blog já querido por mim, quando me deparei com um comentário preconceituoso e mal educado da escritora sobre religião, manifestei que preconceito não era legal seja lá sobre o que for, e a moça reagiu como uma criança mimada...o que me fez excluir o tal blog dos meus favoritos...acho que falar mal sobre o que não se conhece é falta de sabedoria, e de educação mesmo).

Um comentário:

  1. Ah amor, isso é normal, a própria bíblia diz que é necessário que venham escandalos, mas ai daquele por quem vier. É normal sofrermos afrontas porque nós carregamos o nome de Jesus. Quando o dia chegar o grande dia, essas pessoas terão a chance de justificar.... Será que conseguirão????

    ASS Ricardinho seu amor

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!