quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Oceanário de Aracaju

Já que a postagem de ontem se recusou a abrir, vamos começar de novo. Desculpem o jeito prego desse ser que vos bloga. 
Atendendo aos milhares de pedidos que me foram feitos (cof,cof,cof, né Dany?) vamos falar do Oceanário. 
Fomos conhecer porque tivemos boas indicações, e afinal é um dos atrativos de Sergipe e valeu a pena. O lugar contém diversas espécies de peixes do Brasil inteiro e várias informações sobre a vida deles.
A parte que mais gostei sem dúvida é o tanque das tartarugas. O maior, tem uma tortuguita que vive harmoniosamente com 3 tubarões. Muito legal. Vimos réplicas (olha fotim) em tamanho natural de várias espécies. Algumas delas medem mais de 2mt d altura e pesam 300kg em média.
Lá no Oceanário eles cuidam de ovinhos de tartaruga, e depois do nascimento também, até chegar o momento da desova no mar, quando os filhotes estiverem prontos. Viu os filhotinhos aí na foto acima???
Nós fomos (marido e eu) num sábado e no domingo haveria desova. Pena não termos visto. Eu queria mas achei que a Tam não ia atrasar o avião por minha causa.
Bem legal também é as informações sobre o impacto da poluição sobre a vida das tartarugas marinha. É o seguinte: nós lançamos sacolinhas nojentas plásticos, garrafas pet, e todo o tipo de lixo na natureza, no mar. As tortuguitas burrinhas inocentes pensam que se trata de comida e injerem o lixo. Já viu né??? morre tanta bichinha que algumas estão ameaçadas de extinsão.
Então acho que vale a pena lembrar que lugar de lixo é no lixo né, que não custa nada usar sacolas reutilizáveis no mercado, recusar aquela sacolinha minúscula inútil na farmácia, no bazar, se nossa cidade tiver projeto de reciclagem, separação de lixo, vamos participar. 
E claro, uma vez na praia, cuide do seu lixo, não deixe na areia, não enterre. As tortuguitas agradecem.
Ah, me disseram que o Oceanário visto de cima tem formato de tartaruga, mas como eu só o vi de baixo não posso afirmar.
Na saída, existe uma lojinha do projeto Tamar, e todo o dinheiro arrecadado com as vendas vai para o projeto. Mais uma vez as cascudinhas agradecem!!
Bom, é isso. Foi muito legal, eu recomendo. Como passeio e como programa cultural.

P.S - Se tudo der certo, é só clicar na foto que aumenta !!! Torce bastante que dá certo !! kkkk

4 comentários:

  1. Como eu deletei a postagem, aqui está transcrito os comentários que já foram feitos tá??

    Amanda Zanqui : Que legal esse Oceanário de Aracajú. A poluição mata muitos animais marinhos mesmo, por isso que o consumo de sacolas plásticas deveria ser bem reduzido e até conscientizar mais as pessoas a reciclar garrafas plásticas acho que já ajudaria bastante né... Beijos

    Amanda Zanqui 2 : E vero, a Austrália é um país onde brasileiros se adaptam facilmente. Então, na primeira vez que eu vi o post consegui ver algumas fotos do Oceanário, agora que voltei pra te responder não estou conseguindo vê-las... aqui eu tbm to evitando ao máximo usar sacolas plásticas, qdo vou ao mercado levo as minhas green bags comigo e aqui todo o lixo residencial é separado em recicláveis e perecíveis, já é um costume do país e que amei. bjo bjo

    Vanessa Orgélio : Que pena que as fotinhas não apareceram Tati...
    Mas enfim, imagino como deve ter sido super bacana e percebi o quanto vc gostou das tortuguitas! rsrsrsrsrsrsr
    E sim! apoio uma campanha sobre consciencia ecológica!
    Beijooooos!

    Amanda Orgélio:Rsrsrsrsrsrs essa de "a la Jacob" foi a melhor!
    mas e engraçado mesmo... hoje o Miu e eu nos amamos! rsrrsrss inesplicávelmente...

    Amigo D'risto: Pois é ... eu também queria muito veras fotinhas...
    Bom assim .. que estiver conseguido posta-las .. voltarei.....
    Paz seja contigo Tati!

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que não passava por aqui. Na verdade, esqueci que tenho blog e só fico no twitter quando tenho tempo pra internet! Mas, tô aqui... rsrsrs

    Parabéns pelo passeio e valeu a dica. Realmente, o nordeste brasileiro continua sendo um dos melhores lugares para viajar e curtir!!!

    ResponderExcluir
  3. Tati,

    Em primeiro lugar, obrigada por atender aos milhares de pedidos! rs

    Menina, estou impressionada com a foto das tortuguitas... Lindas demais!

    E que trabalho legal que eles fazem!!! Eu não conhecia...

    Adorei as fotos e seu post sobre o lugar! Vou mostrar a Renato (maridex)!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente! Trocar ideias não custa nada!